O que é o processo de autoavaliação
O processo de autoavaliação institucional do UNIARAXÁ é um processo dinâmico e visa a uma prática avaliativa de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, levando em conta os aspectos técnico, político, cultural e ético da Instituição.
Princípios que regem a autoavaliação institucional
A autoavaliação institucional do UNIARAXÁ está balizada nos princípios da globalidade, impessoalidade, não punição e não premiação, respeito à identidade institucional, credibilidade, continuidade e regularidade, participação descentralizada e disposição para a mudança.
A autoavaliação institucional defendida pelo UNIARAXÁ inclui os seguintes objetivos:
- subsidiar a comunidade acadêmica para o planejamento e a tomada de decisões;
- contribuir para a definição de políticas e a construção de uma cultura institucional de valorização da avaliação como pré-requisito para o planejamento do desenvolvimento acadêmico;
- produzir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento da qualidade institucional e
- desencadear um processo pedagógico de aprendizado do saber/fazer acadêmico, pelo confronto entre a auto-avaliação e a avaliação externa da universidade e o relacionamento dialético entre a avaliação e o planejamento institucional.
Importância da avaliação
A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que reflitam, sem mascaramento, a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de todos seja levada às instâncias decisórias e que essas opiniões subsidiam de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.
É tarefa de toda a comunidade acadêmica, preocupada com a qualidade institucional, integrar diversos procedimentos e instrumentos avaliativos que permitam à implementação de medidas e ações de melhoramento. A avaliação institucional não é um processo sem direção e sem planejamento, requer uma instância interna que incentive, coordene e possibilite a articulação e a coerência de diversos instrumentos avaliativos, operando com procedimentos metodológicos e operacionais comuns que permitam a cada instituição conhecer e avaliar o seu desempenho quantitativo e qualitativo.
Funções da CPA
- Elaborar e executar o projeto de auto-avaliação da Instituição
- Conduzir os processos de auto-avaliação da Instituição e encaminhar parecer para as tomadas de decisões
- Propor e acompanhar a implementação de ações formativas
- Orientar os trabalhos das Comissões Setoriais da Avaliação
- Sistematizar e analisar as informações do processo de auto-avaliação da Instituição
- Acompanhar os processos de avaliação externa da Instituição e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
- Implementar ações visando à sensibilização da comunidade universitária para o processo de avaliação na Instituição
- Fomentar a produção e socialização do conhecimento na área de avaliação
- Disseminar, permanentemente, informações sobre avaliação
- Avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos internos de avaliação já existentes na Instituição para subsidiar os novos procedimentos
- Acompanhar, permanentemente, o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico da Instituição e apresentar sugestões
- Articular-se com as Comissões Próprias de Avaliação de outras IES e com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior
- Informar suas atividades ao Conselho Universitário, mediante a apresentação de relatórios, pareceres e recomendações
Quem avalia a Instituição
- Alunos da graduação e Pós-Graduação
- Coordenadores de cursos
- Funcionários
- Professores
- Gestores
- Comunidade externa
- Egressos
Como avaliar?
- Questionários
- Entrevistas
- Análise documental
- Utilização de dados produzidos pela Instituição