O Diploma Digital foi desenhado e criado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 330, de 5 de abril de 2018, que estabeleceu a implantação nas instituições de Ensino Superior do país.
O objetivo é tornar o processo mais ágil e, principalmente, mais seguro para todos os envolvidos (ALUNOS, INSTITUIÇÕES DE ENSINO, COMUNIDADE E GOVERNO).
O DIPLOMA DIGITAL tem a mesma validade do impresso e, por se tratar de um arquivo digital, a sua validade é garantida através de meios eletrônicos. Nele há a assinatura digital, que é um conjunto de dados criptográficos incorporados no diploma. Por isso, ele é assegurado dentro do ambiente tecnológico, já que é preciso softwares e sistemas específicos para ler e compreender os dados gravados.
Como o papel não é capaz de guardar a criptografia de autenticidade, o Diploma Digital é um arquivo no formato XML (linguagem de marcação para a criação de registros com dados) com carimbo de tempo ICP-Brasil. A versão eletrônica conta com diversos itens de segurança, como por exemplo, QR Code e código de validação.
Vale ressaltar que, ao imprimir o arquivo ou sua versão visual do diploma, a assinatura digital não é incorporada a impressão. Ou seja, o documento que tem validade jurídica é o seu DIPLOMA no formato XML.
Caso você queira ter uma “cópia física” de seu diploma”, emitimos, junto ao documento XML (Diploma Digital) uma versão em PDF, que representa o certificado visualmente impresso. Entretanto, este documento é apenas ilustrativo, uma vez que não possui validade jurídica. E, no verso do seu PDF, haverá um QR CODE que redireciona para o processo de VALIDAÇÃO de seu diploma.
Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo registrodediplomas@uniaraxa.edu.br.