Superior de Tecnologia em Mineração Tecnológico
- Preparar profissionais para as empresas mineradoras, de todos os portes, instaladas ou que venham a se instalar na região, capazes de aplicar e promover tecnologias que desenvolvam e organizem o setor, promovendo o seu crescimento ordenado e de acordo com as regulamentações referentes à preservação e recuperação ambiental vigentes;
- Fornecer mão de obra especializada para as grandes mineradoras ou grandes projetos de prospecção em andamento, que demandarão esta mão de obra quando do início da exploração destes bens minerais;
- Ffomentar a produção de inovação científica e tecnológica;
- Compreender os fundamentos científicos e a prática tecnológica envolvida em sua área de atuação;
- Compreender e avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
- Estimular a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
- Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente de seus conhecimentos, por meio do acompanhamento de seus egressos;
- garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular;
- Fomentar a troca de informações e a interação científica, tecnológica e intelectual com outras instituições de ensino superior ligadas à mineração, permitindo a transferência de conhecimentos necessários ao estabelecimento do desenvolvimento sustentável que respeite os sistemas produtivos locais.
Formação
O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Mineração está habilitado a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades voltadas à gestão da produção organizacional integradora, mantendo o domínio das técnicas e dos processos que permitam atender ou até antecipar-se às demandas do mercado, recorrendo a modelos de gestão inovadoras, tendo sempre como condições precípuas a ética e a responsabilidade socioambiental.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Leitura e produção de textos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Desenho técnico | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução a Engenharia de Minas | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Química Geral Teórico / Experimental | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geometria Analítica e Álgebra Linear | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Auxiliado por Computador | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Física estática e dinâmica | 80 | 10 | 90 | - | - | - | - | 80 |
Probabilidade e Estatística | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Ciência e Tecnologia dos Materiais | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Mineralogia | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geologia geral | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Hidráulica e hidrologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Prospecção geofísica e geoquímica | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Química Tecnológica | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Resistência dos materiais aplicada | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Topografia e Geoprocessamento | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estabilidade de Taludes e Escavações | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Topografia de Minas | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Caracterização Tecnológica dos Minérios | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Operações mineiras | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Higiene e Segurança do Trabalho | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Gestão ambiental | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Tratamento de Minérios | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Lavras de Minas a Céu Aberto | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Economia Mineral e Engenharia Econômica | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Lavra de Minas Subterrâneas | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Ventilação e Condicionamento de Minas | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |