Duração | 8 Semestres |
Regime | Semestral |
Turno | DistÂncia |
Ato de Autorização:
Resolução 004/2018 de 05/03/2018, publicada 10/05/2018Centro Universitário
Ato de Reconhecimento:
Portaria 1097 de 20/12/2022, publicada no DOU n. 240, em 22/12/2022, seção 1, pág. 144
Serviço Social Bacharelado
O curso de Serviço Social tem por objetivo formar profissionais competentes e compromissados com sólidos conhecimentos teórico-práticos, lutando pela defesa, garantia e ampliação dos direitos sociais. Com capacidade de examinar, analisar e interpretar a sociedade capitalista. A formação do assistente social implica a compreensão crítica dos problemas sociais, trabalhando sempre pela emancipação humana. Cabe ao profissional o domínio de um conjunto de teorias, métodos e procedimentos ético políticos e metodológicos para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Formação
O curso de Serviço Social busca a formação de profissionais com competência crítica e propositiva para atuar nas várias expressões da questão social, com capacidade de promover o exercício pleno de cidadania, com competências técnicas e ético-políticas para atuar no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Trabalho e Sociabilidade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Introdução ao Serviço Social | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Economia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Formação Sócio-Histórica do Brasil | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Trabalho Profissional – Direcionamento Teórico-Prático | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Ética Profissional e Legislação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social – Processo de Construção da Profissão | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estatística | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 30 | 30 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social – Reconceituando a Profissão | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Filosofia e Sociologia – Princípios Gerais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Desenvolvimento Capitalista e Questão Social | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Teoria Política e Direito | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Antropologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Filosofia e Sociologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Política Social – Trajetória Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Trabalho Profissional – Conceituando Mediação Social | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado I | 0 | 0 | 0 | - | - | 150 | - | 150 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Família, Segmentos Populacionais e Políticas Sociais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Política Social – Contemporaneidade e suas transformações | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado II | 0 | 0 | 0 | - | - | 150 | - | 150 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social - A Intenção de Ruptura Profissional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado III | 0 | 0 | 0 | - | - | 150 | - | 150 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Pesquisa Social | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Política de Saúde e Processos de Trabalho do Assistente Social | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso | 78 | 2 | 80 | - | 80 | - | - | 80 |
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social – Perspectivas Contemporâneas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Psicologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Gestão em Serviço Social | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |