Vestibular
Presencial
INSCREVA-SE
Vestibular
Presencial
INSCREVA-SE
CENTRAL UNIARAXÁ

Curso

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO PARA ESTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO


Fazer Inscrição

Psicopedagogia Clínica e Institucional Lato Sensu

Duração Semestres
Regime Semestral
Turno Diurno
Vagas

Psicopedagogia Clínica e Institucional Lato Sensu

A psicopedagogia é uma área do conhecimento com caráter interdisciplinar, que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das dificuldades de aprendizagem. A psicopedagogia une saberes de diferentes áreas como Pedagogia, Psicologia, Neurologia, entre outras, integrando seus conhecimentos e princípios, tendo como objetivo adquirir um melhor entendimento em relação aos diversos processos específicos da aprendizagem.
A proposta de trabalho do curso justifica-se por possibilitar aos profissionais da educação e saúde, portadores de diploma de curso superior, uma análise, intervenção e compreensão do processo educativo, avaliando o sujeito com base no desenvolvimento do processo de aprendizagem, na prevenção e intervenção junto às dificuldades de aprendizagem.

Formação

A Pós-Graduação em Psicopedagogia propõe-se a formar especialista ético e reflexivo, com capacidade de realizar pesquisas na área e adotar uma escuta clínica com competência e habilidades para atuar como psicopedagogo nos diversos contextos sociais em dois enfoques: a) Clínico: atuação psicopedagógico clínica por meio do diagnóstico, da intervenção, da orientação – individual, grupal, familiar – nas questões que envolvem a aprendizagem humana e b) Institucional: atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade – ONGs, hospitais, empresas, escolas e família.

Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Psicopedagogia Clínica e institucional: Conceituação, Fundamentação e Atuação Profissional - - - - - - - 16
    Neurobiologia dos Processos de Aprendizagem - - - - - - - 16
    Psicologia da Aprendizagem - - - - - - - 16
    Neurociências e Eduacação - - - - - - - 16
    Desenvolvimento Humano: Problemas Dificuladades, Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem - - - - - - - 20
    Educação Especial Inclusiva - - - - - - - 16
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Teorias Comportamentalista, Interacionista e Sociointeracionista e a Aprendizagem - - - - - - - 16
    Desenvolvimento Neuromotor (Desenvolvimento Motor, Psicomotor, Motricidade e Psicomotricidade) - - - - - - - 24
    Aspectos Linguísticos, Ap. da Leit. e da Escr. e suas Dif. (Dislexia, Disortog., Disgrafia e outras) - - - - - - - 32
    Organização do Pensamento Lógico-Matemático, a Aprendizagem e suas Dificuldades (Discalculia) - - - - - - - 32
  • Modulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional (No Âmbito Escolar, Hospitalar e Empresarial) - - - - - - - 48
    Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica (Testes e Inst. para o Diagnóstico e Intervenção) - - - - - - - 48
    Jogos e Oficina Psicopedagógica (Prática) - - - - - - - 52
  • Modulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Didática e Metodologia do Ensino Superior - - - - - - - 16
    Metodologia da Pesquisa - - - - - - - 16
    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - - - - - - - 16
    Estágio em Clínica e/ou Institucional - - - - - - - 100

Coordenação do Curso

Ricardo Moreira dos Santos Fonseca Coordenador Titular

Mestre em ADMINISTRAÇÃO pela Faculdade Novos Horizontes, especialista em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos e graduado em Administração pelo Centro Universitário do Triângulo . Atualmente é professor do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Logística, Metodologia de Elaboração de TCC, Empreendedorismo, Gestão da Qualidade e Teoria da Administração.
Coordenador Geral da Pós-graduação do UNIARAXÁ
Membro nato do Conselho Universitário do Uniaraxá.
Membro do Grupo de Gestão do UNIARAXÁ.
Professor no Curso de Pós Graduação em Banco de Dados com a disciplina Elaboração de TCC.
Coordenador dos Cursos de Pós-graduação do Uniaraxá Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Empresarial e Logística.
Foi Coordenador Adjunto do Curso de Administração e da Empresa Júnior do UNIARAXÁ, atuou ainda como Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ e Facilitador em Curso sobre Atendimento ao Cliente.

Última atualização 01/07/2019