COVID-19
UNIARAXÁ VIRTUAL
COVID-19 UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO PARA ESTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO


Fazer Inscrição

Psicopedagogia Clínica e Institucional Lato Sensu

Duração Semestres
Regime Semestral
Turno Diurno
Vagas

Psicopedagogia Clínica e Institucional Lato Sensu

A psicopedagogia é uma área do conhecimento com caráter interdisciplinar, que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das dificuldades de aprendizagem. A psicopedagogia une saberes de diferentes áreas como Pedagogia, Psicologia, Neurologia, entre outras, integrando seus conhecimentos e princípios, tendo como objetivo adquirir um melhor entendimento em relação aos diversos processos específicos da aprendizagem.
A proposta de trabalho do curso justifica-se por possibilitar aos profissionais da educação e saúde, portadores de diploma de curso superior, uma análise, intervenção e compreensão do processo educativo, avaliando o sujeito com base no desenvolvimento do processo de aprendizagem, na prevenção e intervenção junto às dificuldades de aprendizagem.

Formação

A Pós-Graduação em Psicopedagogia propõe-se a formar especialista ético e reflexivo, com capacidade de realizar pesquisas na área e adotar uma escuta clínica com competência e habilidades para atuar como psicopedagogo nos diversos contextos sociais em dois enfoques: a) Clínico: atuação psicopedagógico clínica por meio do diagnóstico, da intervenção, da orientação – individual, grupal, familiar – nas questões que envolvem a aprendizagem humana e b) Institucional: atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade – ONGs, hospitais, empresas, escolas e família.

Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Psicopedagogia Clínica e institucional: Conceituação, Fundamentação e Atuação Profissional 0 0 0 - - - - 16
    Neurobiologia dos Processos de Aprendizagem 0 0 0 - - - - 16
    Psicologia da Aprendizagem 0 0 0 - - - - 16
    Neurociências e Educação 0 0 0 - - - - 16
    Desenvolvimento Humano: Problemas Dificuldades, Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem 0 0 0 - - - - 20
    Educação Especial Inclusiva 0 0 0 - - - - 16
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Teorias Comportamentalista, Interacionista e Sociointeracionista e a Aprendizagem 0 0 0 - - - - 16
    Desenvolvimento Neuromotor (Desenvolvimento Motor, Psicomotor, Motricidade e Psicomotricidade) 0 0 0 - - - - 24
    Aspectos Linguísticos, Ap. da Leit. e da Escr. e suas Dif. (Dislexia, Disortog., Disgrafia e outras) 0 0 0 - - - - 32
    Organização do Pensamento Lógico-Matemático, a Aprendizagem e suas Dificuldades (Discalculia) 0 0 0 - - - - 32
  • Modulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional (No Âmbito Escolar, Hospitalar e Empresarial) 0 0 0 - - - - 48
    Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica (Testes e Inst. para o Diagnóstico e Intervenção) 0 0 0 - - - - 48
    Jogos e Oficina Psicopedagógica (Prática) 0 0 0 - - - - 52
  • Modulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Didática e Metodologia do Ensino Superior 0 0 0 - - - - 16
    Metodologia da Pesquisa 0 0 0 - - - - 16
    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 0 0 0 - - - - 16
    Estágio em Clínica e/ou Institucional 0 0 0 - - - - 100

Coordenação do Curso

Fernanda Morais Leal Coordenador Titular

Última atualização 02/01/2020