Letras (Português/Inglês) Licenciatura
•Atuar com zelo e qualidade nos diversos campos de trabalho, com visão sistêmica e crítica;
•compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da sua formação;
•desenvolver a articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo;
•planejar, executar e avaliar as atividades educativas;
•conhecer e aplicar ao campo da educação as contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico e o cultural;
•entender a escola como uma organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
•produzir, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da área educacional;
•lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos;
•assumir sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
•dominar de forma estrutural e funcional as línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
•refletir sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
Formação
O curso de Letras do UNIARAXÁ visa formar profissionais competentes, conscientes de sua atuação na sociedade, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal nos contextos oral e escrito, observando as características regionais em que o UNIARAXÁ se insere, como também as do país.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Introdução aos Estudos Linguísticos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| História e Filosofia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Teoria Literária | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Didática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Sociolinguística | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Estudo do Texto: Coerência, Coesão e Tipologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Literatura Portuguesa I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| ATIVIDADES DE EXTENSÃO I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Literatura Portuguesa II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Fonética e Fonologia do Português | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Literatura Brasileira I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Política Educacional e Organização Escolar Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Língua Inglesa I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| ATIVIDADES DE EXTENSÃO II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Morfologia do Português | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Língua Inglesa II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Semântica e Pragmática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Metodologia e Prática de Ensino em Língua Portuguesa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Língua Inglesa III | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| LIBRAS | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Literatura Brasileira II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Sintaxe do Português | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| ATIVIDADES DE EXTENSÃO III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Língua Inglesa IV | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Literatura Brasileira III | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Metodologia e Prática de Ensino da Língua Inglesa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| ATIVIDADES TEÓRICO PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| ATIVIDADES DE EXTENSÃO IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Análise do Discurso | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Literatura em Língua Inglesa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Educação de Jovens e Adultos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Trabalho de Conclusão de Curso | 78 | 2 | 80 | - | 80 | - | - | 80 |