Letras (Português/Inglês) Licenciatura
•Atuar com zelo e qualidade nos diversos campos de trabalho, com visão sistêmica e crítica;
•compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da sua formação;
•desenvolver a articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo;
•planejar, executar e avaliar as atividades educativas;
•conhecer e aplicar ao campo da educação as contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico e o cultural;
•entender a escola como uma organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
•produzir, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da área educacional;
•lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos;
•assumir sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
•dominar de forma estrutural e funcional as línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
•refletir sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
Formação
O curso de Letras do UNIARAXÁ visa formar profissionais competentes, conscientes de sua atuação na sociedade, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal nos contextos oral e escrito, observando as características regionais em que o UNIARAXÁ se insere, como também as do país.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Introdução aos Estudos Linguísticos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História e Filosofia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Teoria Literária | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Didática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Sociolinguística | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estudo do Texto: Coerência, Coesão e Tipologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Literatura Portuguesa I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Literatura Portuguesa II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fonética e Fonologia do Português | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Literatura Brasileira I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Língua Inglesa I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Morfologia do Português | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Língua Inglesa II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Semântica e Pragmática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Metodologia e Prática de Ensino em Língua Portuguesa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Língua Inglesa III | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
LIBRAS | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Literatura Brasileira II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Sintaxe do Português | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Língua Inglesa IV | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Literatura Brasileira III | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Metodologia e Prática de Ensino da Língua Inglesa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES TEÓRICO PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Análise do Discurso | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Literatura em Língua Inglesa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Educação de Jovens e Adultos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 78 | 2 | 80 | - | 80 | - | - | 80 |