COVID-19
UNIARAXÁ VIRTUAL
COVID-19 UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

História Licenciatura

Ato de Autorização:

Resolução 018/2020 de 18/08/20 Centro Universitário

Ato de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

COMPARTILHE

História Licenciatura

O curso de Licenciatura em História do UNIARAXÁ preocupa-se em formar alunos que sejam capazes de desempenhar competências nas diversas áreas da educação, sendo profissionais atentos e críticos, com olhar para a importância da História no entendimento e na busca constante de oferecer mecanismos educativos de qualidade.

Formação

O profissional formado em Licenciatura em História além de poder dar aula na educação básica, também pode atuar em algumas outras áreas:
•Preservação do patrimônio histórico - Preparar, selecionar, identificar e organizar documentos históricos para acervos de museus e de centros de documentação.
•Levantamento de dados e produção de textos em editoras e produtoras - A indústria literária e cinematográfica tem crescido nas produções de materiais que contam nossa trajetória. O profissional de história será responsável por pesquisar sobre os assuntos e materiais necessários para a realização dos trabalhos audiovisuais e ou acervos literários.
•Atuar em museus - Ser responsável pela manutenção, cuidado, pesquisa das obras e artefatos, levando à sociedade a ter um encontro com a nossa história.
•Memória empresarial - Responsável por pesquisar a história de instituições, empresas e mercado para preparar livros, artigos e ou reportagens sobre o negócio.
•Docência - O profissional também pode lecionar para a educação superior ou em cursos pré-vestibulares sobre a história geral, do Brasil ou temas sobre sua especialização.
•Elaboração de materiais didáticos – Produção de material didático para cursos em Educação corporativa, Educação à distância, Contextos históricos, dentre outros.
•Pesquisa acadêmica ou de empresas – Colaborando para a preservação da Memória histórica.
•Analista ou colunista de meios de comunicação.
•Gestão de documentos e coleções.
•Consultoria de produções culturais.
•Historiografia corporativa.



Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História da educação 0 0 0 - - - - 80
    Filosofia da educação 0 0 0 - - - - 80
    Atividades de Extensão 0 0 0 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Sociologia da Educação 0 0 0 - - - - 80
    Introdução aos estudos históricos 0 0 0 - - - - 80
    Teoria da História e Historiografia 0 0 0 - - - - 80
    Atividades de Extensão 0 0 0 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Psicologia do Desenvolvimento e da educação 0 0 0 - - - - 80
    História Antiga 0 0 0 - - - - 80
    Didática 0 0 0 - - - - 80
    Atividades de Extensão 0 0 0 - - - - 40
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História Medieval 0 0 0 - - - - 80
    Avaliação da Aprendizagem 0 0 0 - - - - 80
    Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 0 0 0 - - - - 80
    Atividades de Extensão 0 0 0 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
  • Módulo V
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História da Arte 0 0 0 - - - - 80
    Teoria do currículo 0 0 0 - - - - 80
    Metodologia e Prática do Ensino de História 0 0 0 - - - - 80
    Atividades de Extensão 0 0 0 - - - - 40
  • Módulo VI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História Moderna 0 0 0 - - - - 80
    História da América I 0 0 0 - - - - 80
    Historiografia Brasileira 0 0 0 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
  • Módulo VII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História das Religiões 0 0 0 - - - - 80
    História da América II 0 0 0 - - - - 80
    História do Brasil Colônia 0 0 0 - - - - 80
  • Módulo VIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História do Brasil Império 0 0 0 - - - - 80
    LIBRAS 0 0 0 - - - - 80
    Estágio I 0 0 0 - - - - 140
    Atividades de Extensão 0 0 0 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
  • Módulo IX
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História Contemporânea 0 0 0 - - - - 80
    História do Brasil República 0 0 0 - - - - 80
    Metodologia da Pesquisa em História 0 0 0 - - - - 80
  • Módulo X
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ética 0 0 0 - - - - 80
    Estágio II 0 0 0 - - - - 140
    Atividades de Extensão 0 0 0 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
  • Módulo XI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ensino de História: Debates e tendências historiográficas 0 0 0 - - - - 40
    Estágio III 0 0 0 - - - - 120
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
  • Módulo XII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História do Patrimônio cultural 0 0 0 - - - - 80
    Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 0 0 0 - - - - 80
    Atividades de Extensão 0 0 0 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25

Coordenação do Curso

Ivana Guimarães Lodi Coordenador Titular

Graduada em Pedagogia e em História pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá, especialista em Didática, Metodologia do Ensino Superior, Educação para as relações étnico-raciais e Ética e com mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Têm vários cursos de aperfeiçoamento. Têm vários artigos publicados em revistas, periódicos e capítulos de livro e é autora do livro: "Um olhar sobre formadores de formadores - Histórias de vida". Produtora de material didático para EaD. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia de 2009 a 2017. Foi presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação de 2009 a 2017. É professora titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ, lecionando as disciplinas de Ética, Filosofia, Sociologia aplicada e Antropologia além das disciplinas para a formação do pedagogo. É professora na pós graduação - especialização do UNIARAXÁ. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da EaD da instituição como uma das professoras responsáveis pela qualidade do processo. Trabalhou na Universidade para a melhor idade - UNISÊNIOR, do UNIARAXÁ, com a disciplina de Temas contemporâneos, durante 2 anos e meio e foi coordenadora deste programa durante dois anos. É coordenadora geral de TCC nesta instituição e editora da Revista científica: Evidência - olhares e pesquisa em saberes educacionais. Foi professora de pós- graduação na Universidade Presidente Antônio Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história de vida, identidade, ética, cidadania, filosofia e sociologia. Foi supervisora educacional no Colégio Dom Bosco de Araxá - escola salesiana.

Última atualização 01/07/2020