Superior de Tecnologia em Gestão Comercial Tecnológico
Oportunizar a construção do conhecimento específico da cadeia comercial, gerando conhecimentos e competências para qualificar os egressos para a prática gerencial e a tomada de decisão para a obtenção de resultados sustentáveis.
Formação
O curso visa formar profissionais para o desempenho de tarefas próprias de administração comercial, tendo como diferencial competitivo o conhecimento de técnicas de gestão de negócios de última geração. O curso aborda as diversas formas de intervenção comercial, assim como o varejo, o atacado e a representação, estando em perfeita consonância com o competitivo mercado brasileiro, que, nos últimos anos, passou por mudanças, com uma acentuada participação de grandes empresas comerciais globais, seja em aquisições societárias ou mesmo na montagem de seus pontos de vendas.
O curso alia a teoria à prática, com predominância no saber fazer. Informação e conhecimento são fatores fundamentais para o sucesso do gestor comercial, pois permitem que ele analise seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, para que possa conseguir vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, adequando-se às forças do seu macro ambiente.
Assim sendo, o curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade de Educação a Distância do UNIARAXÁ terá como ponto central a formação do gestor que:
• Articula e decide sobre as vendas em negócios diversos.
• Realiza estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária.
• Elabora análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado.
• Planeja pesquisas de mercado.
• Desenvolve relacionamentos pós-venda com clientes.
• Gerencia sistemas de informações comerciais.
• Define métodos de formação de preços considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente.
• Gerencia a área comercial de uma organização.
• Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
No mundo globalizado que se caracteriza pela competência, a concorrência determina os parâmetros de conduta do mercado consumidor, seja ele interno ou externo, objetivando a formação de profissionais capazes de analisar e interpretar a realidade, com vistas à sua transformação. Essas competências incluem a postura pluralista, flexível e interdisciplinar e a consciência da necessidade da constante atualização e aperfeiçoamento da prática social.
Para que o aluno possa engajar-se ainda mais rapidamente no mercado de trabalho, o Curso é dividido em módulos semestrais. Ao final de cada módulo, ele poderá receber um certificado que atesta sua capacidade para exercer novas responsabilidades de vendas nas empresas, mostrando-o mais preparado para seguir uma carreira promissora no ramo da gestão comercial e, ao final o acadêmico recebe o diploma de conclusão do curso.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Leitura e Produção de Textos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Empreendedorismo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ética | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Economia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Comércio Eletrônico e Mídias Digitais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão da Qualidade e Produtividade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Teoria da Administração | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 16 | 16 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão de Pessoas e Equipes | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Técnicas de Negociação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Comércio Exterior | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Administração Financeira e Orçamento Empresarial | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Sistemas de Informações Gerenciais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Marketing de Vendas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Legislação Tributária e Societária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Contabilidade e Análise de Custos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Matemática Financeira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Legislação Trabalhista e Previdenciária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 84 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Formação de Preços nas Empresas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Administração e Pesquisa Mercadológica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |