Duração | 4 Semestres |
Regime | Semestral |
Turno | DistÂncia |
Resolução 004/2018 de 05/03/2018 Publicada 10/05/18
Portaria 853, de 22/08/2022 – Publicada no DOU nº 160 em 23/08/2022, Seção 1, Pág. 42
O curso visa formar profissionais para o desempenho de tarefas próprias de administração comercial, tendo como diferencial competitivo o conhecimento de técnicas de gestão de negócios de última geração. O curso aborda as diversas formas de intervenção comercial, assim como o varejo, o atacado e a representação, estando em perfeita consonância com o competitivo mercado brasileiro, que, nos últimos anos, passou por mudanças, com uma acentuada participação de grandes empresas comerciais globais, seja em aquisições societárias ou mesmo na montagem de seus pontos de vendas.
O curso alia a teoria à prática, com predominância no saber fazer. Informação e conhecimento são fatores fundamentais para o sucesso do gestor comercial, pois permitem que ele analise seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, para que possa conseguir vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, adequando-se às forças do seu macro ambiente.
Assim sendo, o curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade de Educação a Distância do UNIARAXÁ terá como ponto central a formação do gestor que:
• Articula e decide sobre as vendas em negócios diversos.
• Realiza estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária.
• Elabora análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado.
• Planeja pesquisas de mercado.
• Desenvolve relacionamentos pós-venda com clientes.
• Gerencia sistemas de informações comerciais.
• Define métodos de formação de preços considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente.
• Gerencia a área comercial de uma organização.
• Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
No mundo globalizado que se caracteriza pela competência, a concorrência determina os parâmetros de conduta do mercado consumidor, seja ele interno ou externo, objetivando a formação de profissionais capazes de analisar e interpretar a realidade, com vistas à sua transformação. Essas competências incluem a postura pluralista, flexível e interdisciplinar e a consciência da necessidade da constante atualização e aperfeiçoamento da prática social.
Para que o aluno possa engajar-se ainda mais rapidamente no mercado de trabalho, o Curso é dividido em módulos semestrais. Ao final de cada módulo, ele poderá receber um certificado que atesta sua capacidade para exercer novas responsabilidades de vendas nas empresas, mostrando-o mais preparado para seguir uma carreira promissora no ramo da gestão comercial e, ao final o acadêmico recebe o diploma de conclusão do curso.
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Leitura e Produção de Textos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Empreendedorismo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Ética | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Economia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Comércio Eletrônico e Mídias Digitais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Gestão da Qualidade e Produtividade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Teoria da Administração | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 16 | 16 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Gestão de Pessoas e Equipes | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Técnicas de Negociação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Comércio Exterior | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Administração Financeira e Orçamento Empresarial | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Sistemas de Informações Gerenciais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Marketing de Vendas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Legislação Tributária e Societária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Contabilidade e Análise de Custos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Matemática Financeira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Legislação Trabalhista e Previdenciária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 84 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Formação de Preços nas Empresas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Administração e Pesquisa Mercadológica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Doutorado em Gestão, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD - Portugal, Tese não defendida. Mestrado em Administração - área de concentração Gestão Empresarial, pelo Centro Universitário de Franca (2000). Pós-Graduação-Especialização em Administração - Marketing e Vendas, pela Universidade de Franca - UNIFRAN (1997). Pós-Graduação - Especialização em Ciências Contábeis - Análise e Gerenciamento, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1991). Graduação em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1980). Graduação em Administração, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1979). Atua há diversos anos como Avaliador de cursos do INEP/MEC, modalidade presencial e EaD na área de Gestão. Larga experiência em Gestão de cursos de graduação - Bacharelado e Superiores de Tecnologia, na área de Gestão, tendo atuado em diversas Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Atualmente é Coordenador dos cursos de Graduação - Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis e Superiores de Tecnologia em Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, no Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ. Parecerista da Avaliação de Cursos Superiores Guia da Faculdade - Quero Educação em parceria com o Jornal O Estado de São Paulo. Aposentado como Gerente Geral de Agência pelo Banco do Estado de São Paulo S/A. - BANESPA.
de segunda a sexta, 8h-18h
Para atender às necessidades acadêmicas e melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, o UNIARAXÁ investe em seus laboratórios...
O Laboratório de Informática Multidisciplinar 02 destina-se ao desenvolvimento do conhecimento e aprendizado sendo assim os alunos podem colocar em pratica algumas atividades...
O UNIARAXÁ oferece sala de Metodologias Ativas equipada com computador, lousa digital, projetores, Smart TV e mesas especiais para atividades em grupos, propiciando...
O UNIARAXÁ oferece sala de Metodologias Ativas equipada com computador, lousa digital, projetores, Smart TV e mesas especiais para atividades em grupos, propiciando...
Doutor
Integral
Currículo Lattes
Mestre
Integral
Currículo Lattes