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Curso

Formação Pedagógica para Não Licenciados "(Licenciatura)"

Ato de Autorização:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário

Ato de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

Renovação de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

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Formação Pedagógica para Não Licenciados Licenciatura

No Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados, a concepção de currículo adotada é a de um conjunto de atividades acadêmicas diversificadas, conduzindo à construção de um projeto pedagógico dinâmico e flexível, que objetiva criar condições para que o aluno construa uma formação profissional que facilitará sua inserção no mercado de trabalho.

Formação

- Ofertar formação pedagógica para licenciados para que possam exercer o magistério em todos os seus níveis e modalidades, compreendendo a articulação entre estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica.
- Instrumentalizar o profissional da Educação, em sua área de atuação e em espaços nos quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos.
- Conferir, por meio da integração interdisciplinar, uma visão sistêmica da realidade física, social e econômica, do seu trabalho com o ambiente que o cerca.
- Considerar a complexidade e heterogeneidade das formas de organização da educação, composta por uma diversidade de currículos, status dos formadores, instituições de formação, diversidade dos setores econômicos e eixos tecnológicos abrangidas pela Educação.
- Garantir que a formação e a conduta ética sejam bases para o estabelecimento de um comportamento profissional correto perante a sociedade.
- Oferecer aos acadêmicos uma sólida bagagem de conhecimentos básicos interligados à formação profissional e específica, capacitando-os a entender e desenvolver novas tecnologias, assumindo uma postura de permanente busca de atualização profissional.
- Oportunizar conhecimentos e capacitar a vivência dos princípios éticos na sua atividade profissional.
- Incentivar a integração regional por meio da pesquisa e extensão.
- Compreender que dada essa diversidade de currículos são exigidos determinados tipos de saberes e competências específicos para o pleno desenvolvimento das formações, requeridas pela natureza do trabalho.
- Formar profissionais conscientes das necessidades da busca do equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído.
- Estabelecer formas criativas de ensino-aprendizagem, cuidando do planejamento, organização, gestão e avaliação desse processo.
- Desenvolver diferentes formas de realizar a transposição didática dos conteúdos específicos considerando: a diversidade dessa modalidade, as dimensões econômicas sociais e culturais das demandas dos contextos profissionais para os quais se formam os alunos.
- Articular atividades teóricas e práticas aprimorando simultaneamente saber docente e saber técnico/tecnológico.
- Preparar o acadêmico para comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
- Oferecer aos alunos aulas práticas, para aprender fazendo e não apenas verbalizando.
- Capacitar profissionais conscientes de sua responsabilidade social.
- Desenvolver atividades interdisciplinares fortalecendo o diálogo entre as ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias.
- Promover a Educação em Direitos Humanos para a mudança e a transformação social, fundamentada na dignidade humana, na igualdade de direitos, na sustentabilidade socioambiental, na laicidade do Estado, no reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.



Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Didática 78 2 80 - - - - 80
    Pedagogia Gestora 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 0 0 0 - - - 30 30
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Educação e Novas Tecnologias 78 2 80 - - - - 80
    Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Princípios Gerais de Administração Escolar 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Metodologias e Estratégias de Ensino 78 2 80 - - - - 80
    LIBRAS 78 2 80 - - - - 80
    Educação e Trabalho 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado I 0 0 0 - - 150 - 150
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional 78 2 80 - - - - 80
    Educação de Jovens e Adultos 78 2 80 - - - - 80
    Educação Especial e Políticas de Inclusão 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado II 0 0 0 - - 150 - 150
    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 0 0 0 - - - 30 30

Coordenação do Curso

Fabíola Cristina Melo Coordenador Titular

Possui graduação em Letras - Faculdade de Filosofai Ciências e Letras de Araxá (1992), graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1998), mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Doutorado em Educação - Universidad del Mar (2013). Atualmente é professora titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá, coordenadora do Curso de Pedagogia e Letras, Coordenadora Pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, Coordenadora do Curso de pós graduação em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, professora em vários cursos de Pós graduação. membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Araxá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, alfabetização, gestão escolar, avaliação, língua e ensino.

Última atualização 04/01/2021