Ato de Autorização:
Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário
Ato de Reconhecimento:
Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.
Renovação de Reconhecimento:
Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.
Formação Pedagógica para Não Licenciados Licenciatura
No Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados, a concepção de currículo adotada é a de um conjunto de atividades acadêmicas diversificadas, conduzindo à construção de um projeto pedagógico dinâmico e flexível, que objetiva criar condições para que o aluno construa uma formação profissional que facilitará sua inserção no mercado de trabalho.
Formação
- Ofertar formação pedagógica para licenciados para que possam exercer o magistério em todos os seus níveis e modalidades, compreendendo a articulação entre estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica.
- Instrumentalizar o profissional da Educação, em sua área de atuação e em espaços nos quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos.
- Conferir, por meio da integração interdisciplinar, uma visão sistêmica da realidade física, social e econômica, do seu trabalho com o ambiente que o cerca.
- Considerar a complexidade e heterogeneidade das formas de organização da educação, composta por uma diversidade de currículos, status dos formadores, instituições de formação, diversidade dos setores econômicos e eixos tecnológicos abrangidas pela Educação.
- Garantir que a formação e a conduta ética sejam bases para o estabelecimento de um comportamento profissional correto perante a sociedade.
- Oferecer aos acadêmicos uma sólida bagagem de conhecimentos básicos interligados à formação profissional e específica, capacitando-os a entender e desenvolver novas tecnologias, assumindo uma postura de permanente busca de atualização profissional.
- Oportunizar conhecimentos e capacitar a vivência dos princípios éticos na sua atividade profissional.
- Incentivar a integração regional por meio da pesquisa e extensão.
- Compreender que dada essa diversidade de currículos são exigidos determinados tipos de saberes e competências específicos para o pleno desenvolvimento das formações, requeridas pela natureza do trabalho.
- Formar profissionais conscientes das necessidades da busca do equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído.
- Estabelecer formas criativas de ensino-aprendizagem, cuidando do planejamento, organização, gestão e avaliação desse processo.
- Desenvolver diferentes formas de realizar a transposição didática dos conteúdos específicos considerando: a diversidade dessa modalidade, as dimensões econômicas sociais e culturais das demandas dos contextos profissionais para os quais se formam os alunos.
- Articular atividades teóricas e práticas aprimorando simultaneamente saber docente e saber técnico/tecnológico.
- Preparar o acadêmico para comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
- Oferecer aos alunos aulas práticas, para aprender fazendo e não apenas verbalizando.
- Capacitar profissionais conscientes de sua responsabilidade social.
- Desenvolver atividades interdisciplinares fortalecendo o diálogo entre as ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias.
- Promover a Educação em Direitos Humanos para a mudança e a transformação social, fundamentada na dignidade humana, na igualdade de direitos, na sustentabilidade socioambiental, na laicidade do Estado, no reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História, Historiografia e Educação: as categorias de análise em História da Educação: tempo, espaço e linguagem. Conceito e evolução da Filosofia. Senso comum, ciência e Filosofia. O pensamento pedagógico oriental e greco-romano na antiguidade. O pensamento pedagógico medieval. O pensamento Renascentista e o nascimento do pensamento pedagógico moderno. A invenção da escola como instituição social na Modernidade. O pensamento pedagógico Iluminista. O pensamento pedagógico Socialista. Os principais filósofos da educação e suas influências nas teorias e práticas educacionais. As concepções pedagógicas que orientam o processo educacional brasileiro através do tempo. |
Didática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos: concepções de educação e teorias pedagógicas que orientam a prática dos professores. Implicações dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do profissional professor e na construção da identidade docente. Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas na Educação e na Didática. Análise das relações fundamentais do processo educativo: transmissão/construção do conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da interdependência dos elementos constitutivos do ciclo didático: planejamento, objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos materiais e tecnológicos, avaliação. O pedagogo e o processo ensino-aprendizagem. |
Pedagogia Gestora | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Abordagens sócio históricas das concepções de gestão escolar e educacional. A informação como instrumento de gestão da educação e da escola. Políticas públicas e das estratégias de gestão em educação. A gestão compartilhada e coletiva no espaço escolar. O colegiado, os conselhos escolares e a gestão pedagógica e administrativa da escola. A centralização e a descentralização das decisões gestoras. Importância do projeto pedagógico na gestão escolar. Gestão nas instituições de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 30 | 30 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Educação e Novas Tecnologias | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) Envolvendo Paradigmas, Políticas e Concepções Educativas, Aplicações Tecnológicas no Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem em espaços digitais formais e não formais. O Educador Contemporâneo. REAs, OAs, Tecnologias Acessíveis, Softwares, Aplicativos e Jogos Educativos. |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem: definições, histórico, noções básicas e contribuições. Desenvolvimento humano – pensadores e suas teorias: teorias do Comportamentalismo/Behaviorismo, teoria Psicanalítica, teoria da Recapitulação, teoria da Gestalt, teoria da Etologia Moderna, teoria da Psicologia Genética e do Desenvolvimento Psicossocial, teoria da Psicometria Experimental, teoria Maturacional, teoria Psicogenética, teoria Sociocognitiva, teoria Cognitivismo-Social e teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano. Psicologia social e relações interpessoais. Inteligência e Aprendizagem: definição, conceitos, tipos, concepções e perspectivas. Pensadores da Aprendizagem e suas Teorias: teorias Associacionistas ou Behavoristas, teorias de transição entre o Behaviorismo Clássico e o Cognitivismo, teorias Cognitivistas, Teorias Humanistas, Teorias Socioculturais ou Sócio-Históricas e uma Concepção Emergente. Pressupostos para o Sucesso Escolar. |
Princípios Gerais de Administração Escolar | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O trabalho coletivo como princípio do processo educativo. Projeto Político Pedagógico. Compreender as concepções que fundamentam as Teorias das Organizações e de Administração Escolar. Compreensão das concepções que fundamentam a organização do trabalho administrativo-pedagógico. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Metodologias e Estratégias de Ensino | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
LIBRAS | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Línguas de Sinais e minoria linguística. Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo. Função da escola na perspectiva para educação inclusiva. Legislações e políticas públicas para uma educação inclusiva. Linguagem Surdez: aspectos históricos educacionais. Cultura surda e identidade. Implicações sócio psicológicas. Linguística da surdez. Direito linguístico dos surdos. Introdução a Língua de Sinais. Processo de aquisição de LIBRAS. Gramática Básica. Morfologia. Sintaxe. Semântica. Fonologia. Alfabeto. Léxico e vocabulário. Expressão corporal como elemento linguístico. Organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos. Noções básicas de escrita de sinais. Formação do educador de surdos. Código de ética dos intérpretes. |
Educação e Trabalho | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Trabalho como uma construção histórico-cultural. Relação sociedade, trabalho e educação. As mudanças no mundo do trabalho e suas implicações no campo educacional. A função social da escola na antiguidade, na modernidade e na contemporaneidade. Visão reprodutivista e neoliberal da educação. Sociedade e escola: possibilidades de transformação. A revolução científica e tecnológica: o mundo globalizado em foco. A relação entre trabalho e cultura. |
Estágio Supervisionado I | 0 | 0 | 0 | - | - | 150 | - | 150 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Currículo e avaliação da aprendizagem. Necessidades e importância da avaliação no processo de construção do conhecimento. A avaliação do Projeto-político-pedagógico-escolar. Currículo e plano de ensino. A avaliação como elemento integrante do plano de ensino. Significados da avaliação. Formas de avaliação. A avaliação na Educação Infantil. A avaliação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. |
Educação de Jovens e Adultos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História da EJA no Brasil, os avanços e os retrocessos. Concepções e práticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo da história. Políticas Públicas da EJA e marcos legais conquistados a partir dos anos 90. Desafios e perspectivas atuais para a EJA. Práticas Pedagógicas em EJA: a sala de aula como espaço da diversidade. Os princípios e os fundamentos da educação de jovens e adultos. Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho. Tendências atuais no currículo da EJA. |
Educação Especial e Políticas de Inclusão | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Perspectiva da educação inclusiva no sistema escolar e seus pressupostos teórico metodológicos: currículo, didática e avaliação. Abordagem histórica da educação especial e as políticas de educação inclusiva: aspectos políticos, ideológicos, pedagógicos e éticos da educação inclusiva. O Atendimento Educacional Especializado contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais. O cotidiano da sala de aula, a docência, a família, os alunos e a perspectiva culturalista do contexto da temática em questão. |
Estágio Supervisionado II | 0 | 0 | 0 | - | - | 150 | - | 150 |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estratégias de Leitura. Trabalhos Acadêmicos, artigo científico, comunicação científica, ensaio, trabalhos científicos, monografia, dissertação, paper, projeto e trabalho de conclusão de curso. Pesquisa: conceitos, método (dedutivo, indutivo), pesquisa qualitativa, quantitativa, Etapas da pesquisa, técnicas da pesquisa (documental, bibliográfica, seleção de leitura). Conceitos de projeto, Aspectos gráficos do projeto e da monografia. |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 30 | 30 |