COVID-19
UNIARAXÁ VIRTUAL
COVID-19 UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

Formação Pedagógica para Não Licenciados "(Licenciatura)"

Ato de Reconhecimento:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário

Renovação de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

COMPARTILHE

Formação Pedagógica para Não Licenciados Licenciatura

No Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados, a concepção de currículo adotada é a de um conjunto de atividades acadêmicas diversificadas, conduzindo à construção de um projeto pedagógico dinâmico e flexível, que objetiva criar condições para que o aluno construa uma formação profissional que facilitará sua inserção no mercado de trabalho.

Formação

- Ofertar formação pedagógica para licenciados para que possam exercer o magistério em todos os seus níveis e modalidades, compreendendo a articulação entre estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica.
- Instrumentalizar o profissional da Educação, em sua área de atuação e em espaços nos quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos.
- Conferir, por meio da integração interdisciplinar, uma visão sistêmica da realidade física, social e econômica, do seu trabalho com o ambiente que o cerca.
- Considerar a complexidade e heterogeneidade das formas de organização da educação, composta por uma diversidade de currículos, status dos formadores, instituições de formação, diversidade dos setores econômicos e eixos tecnológicos abrangidas pela Educação.
- Garantir que a formação e a conduta ética sejam bases para o estabelecimento de um comportamento profissional correto perante a sociedade.
- Oferecer aos acadêmicos uma sólida bagagem de conhecimentos básicos interligados à formação profissional e específica, capacitando-os a entender e desenvolver novas tecnologias, assumindo uma postura de permanente busca de atualização profissional.
- Oportunizar conhecimentos e capacitar a vivência dos princípios éticos na sua atividade profissional.
- Incentivar a integração regional por meio da pesquisa e extensão.
- Compreender que dada essa diversidade de currículos são exigidos determinados tipos de saberes e competências específicos para o pleno desenvolvimento das formações, requeridas pela natureza do trabalho.
- Formar profissionais conscientes das necessidades da busca do equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído.
- Estabelecer formas criativas de ensino-aprendizagem, cuidando do planejamento, organização, gestão e avaliação desse processo.
- Desenvolver diferentes formas de realizar a transposição didática dos conteúdos específicos considerando: a diversidade dessa modalidade, as dimensões econômicas sociais e culturais das demandas dos contextos profissionais para os quais se formam os alunos.
- Articular atividades teóricas e práticas aprimorando simultaneamente saber docente e saber técnico/tecnológico.
- Preparar o acadêmico para comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
- Oferecer aos alunos aulas práticas, para aprender fazendo e não apenas verbalizando.
- Capacitar profissionais conscientes de sua responsabilidade social.
- Desenvolver atividades interdisciplinares fortalecendo o diálogo entre as ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias.
- Promover a Educação em Direitos Humanos para a mudança e a transformação social, fundamentada na dignidade humana, na igualdade de direitos, na sustentabilidade socioambiental, na laicidade do Estado, no reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.



Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Didática 78 2 80 - - - - 80
    Pedagogia Gestora 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 0 0 0 - - - - 30
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Educação e Novas Tecnologias 0 0 0 - - - - 80
    Psicologia da Educação e do Desenvolvimento 78 2 80 - - - - 80
    Princípios Gerais de Administração Escolar 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Metodologias e Estratégias de Ensino 78 2 80 - - - - 80
    LIBRAS 78 2 80 - - - - 80
    Educação e Trabalho 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado I 0 0 0 - - - - 150
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional 78 2 80 - - - - 80
    Educação de Jovens e Adultos 78 2 80 - - - - 80
    Educação Especial e Políticas de Inclusão 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado II 0 0 0 - - - - 150
    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 0 0 0 - - - - 80
    Atividades Complementares 0 0 0 - - - - 30
  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Didática 78 2 80 - - - - 80
    Pedagogia Gestora 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 0 0 0 - - - - 30
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Educação e Novas Tecnologias 0 0 0 - - - - 80
    Psicologia da Educação e do Desenvolvimento 78 2 80 - - - - 80
    Princípios Gerais de Administração Escolar 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Metodologias e Estratégias de Ensino 78 2 80 - - - - 80
    LIBRAS 78 2 80 - - - - 80
    Educação e Trabalho 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado I 0 0 0 - - - - 150
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional 78 2 80 - - - - 80
    Educação de Jovens e Adultos 78 2 80 - - - - 80
    Educação Especial e Políticas de Inclusão 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado II 0 0 0 - - - - 150
    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 0 0 0 - - - - 80
    Atividades Complementares 0 0 0 - - - - 30

Coordenação do Curso

Juliana de Oliveira Corrêa Coordenador Titular

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação aprendizagem, professor, aluno, gestão, empresa, qualidade, aprendizagem, ética, empresa e escola,educação infantil, postura,escola,professor.

Última atualização 02/01/2020