Engenharia de Produção Bacharelado
Engenharia de Produção busca criar, desenvolver e aplicar conhecimento científico e tecnológico para solução de problemas de desempenho de sistemas produtivos de bens e serviços, englobando questões de natureza estratégica, tática e operacional das empresas e organizações em geral. Para tanto, são adotados critérios como produtividade, qualidade, rapidez, flexibilidade e confiabilidade, considerando fatores técnicos, econômicos, humanos, ambientais e sociais.
Nesse sentido, a Engenharia de Produção, ao considerar tanto o ponto de vista do produto como o do mercado, lida com problemas de como colocar o produto certo, no lugar certo, na hora solicitada e com a qualidade e preço que o consumidor, cliente ou usuário esteja disposto a pagar.
Formação
O Curso de Engenharia de produção tem como objetivo a formação de um profissional com autonomia intelectual, capacidade de aprendizagem continuada, atuação crítica e ética, sintonizada com as necessidades do país, com uma sólida base científica, humanística e cultural. Deverá, também, apresentar capacidade para lidar, entender e intervir de forma positiva no meio ambiente.
O engenheiro de produção deve ser um profissional geral, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, em atendimento às demandas da sociedade.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Empreendedorismo | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Engenharia e Profissão | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Leitura e Produção de Textos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Gestão Ambiental | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Economia | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Engenharia de Segurança e Ergonomia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Princípios de Matemática | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Química Geral | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Atividade de Extensão I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |
| Cálculo Integral e Diferencial de Função de uma Variável | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Lógica de Programação | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Física | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Geometria Analítica e Álgebra Linear | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Cálculo Integral e Diferencial de Função de Várias Variáveis | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Desenho Técnico | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Atividade de Extensão II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |
| Probabilidade e Estatística | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Desenho Universal | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Ciência e Tecnologia de Materiais | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Projeto Auxiliado por Computador | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Termodinâmica e Ondulatória | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Mecânica e Resistência dos Materiais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Atividade de Extensão III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Fenômenos de Transporte | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Elétrica e Eletromagnetismo | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Logística | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Gestão da Qualidade e Produtividade | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Sistemas de Informações Gerenciais | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Atividades de Extensão IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Engenharia Econômica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Gestão de Custos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Gestão de Operações de Serviços | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Métodos e Processos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Instrumentação e Metrologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Usinagem | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Atividades de Extensão V | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Planejamento e Controle da Produção | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Administração Estratégica Organizacional | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Métodos de Gestão da Produção | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Pesquisa Operacional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Gestão da Inovação | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Gestão de Desenvolvimento de Produto | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Conformação, Fundição e Soldagem | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Métodos e Técnicas de Pesquisa | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Automação Industrial | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Operações Unitárias | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Manutenção e Elementos de Máquina | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Controle Estatístico do Processo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto de Fábrica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Estágio Curricular em Engenharia I | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |
| Instalações Industriais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Final de Curso - PFC | 0 | 0 | 0 | - | 80 | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Instalações Elétricas | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Estágio Curricular em Engenharia II | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |