Educação Especial e Inclusiva Licenciatura
Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais), reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; reiterando, também, os princípios defendidos pelo UNIARAXÁ, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê, entre outros, a (re) construção de projetos de curso tendo como referência um conceito de currículo abrangente que permita uma inovação e que incorpore atividades externas à sala de aula, no sentido de formar profissionais com competências necessárias à atuação, com qualidade, num mundo em constante transformação.
Formação
-Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
-Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação;
-Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional;
-Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
-Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
-Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
-Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
-Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
-Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
-Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
-Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
-Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
-Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
História da Educação | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Didática | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos da educação especial: aspectos históricos, legais e filosóficos | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Sociedade, Educação, Cultura e Identidade | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Libras | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Fases do Desenvolvimento humano nas teorias: motora, cognitiva afetiva e social | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Psicomotricidade | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Teorias do Currículo | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 50 | 50 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Pedagogia Gestora | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 50 | 50 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Organização do Pensamento Lógico-Matemático e suas Dificuldades - a discalculia | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Aspectos Linguísticos da Leitura e da Escrita e suas dificuldades - disgrafia, desortografia, dislex | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 50 | 50 |
Deficiência Visual: fundamentos e metodologias | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Ensino da Língua Portuguesa para surdos | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 50 | 50 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Atendimento Educacional Especializado (AEE) | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Artes, Jogos e Música na Educação Especial | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Aprendizagem Motora | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 40 | 40 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Educação e TEA - Transtornos do Espectro Autista | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado I - As Instituições Educativas | 0 | 0 | 0 | - | - | 120 | - | 120 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 40 | 40 |
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado II - Ênfase em Surdez | 0 | 0 | 0 | - | - | 140 | - | 140 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Eletiva | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado III - Ênfase em Deficiências Múltiplas | 0 | 0 | 0 | - | - | 140 | - | 140 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 40 | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |