Formas de Acesso e Utilização

HOMEBiblioteca Formas de Acesso e Utilização

FORMAS DE ACESSO E UTILIZAÇÃO

A Biblioteca adota o regime de livre acesso à comunidade universitária e à comunidade externa. O uso das diversas coleções está normatizado no Regulamento específico.

Acesso Interno

Podem ser acessadas na Biblioteca as seguintes bases de dados:

• Base de dados que contém o acervo da biblioteca: livros, periódicos e materiais especiais.
  • Fontes de informação em CD-ROM: fontes primárias e secundárias para consulta e pesquisa.

Acesso Externo

A Biblioteca está filiada ao Sistemas e Redes de Informação Nacionais, no sentido de compartilhar acervos e serviços como:

• Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – (IBICT) que disponibiliza, através do Catálogo Coletivo Nacional (CCN), o acesso aos acervos de periódicos das bibliotecas brasileiras; facilita a obtenção de cópias de artigos e outros materiais através do programa COMUT ON-LINE; possibilita a pesquisa bibliográfica em bancos de dados nacionais e estrangeiros, através da REDE ANTARES.

A Biblioteca disponibiliza, ainda, o acesso à INTERNET – Rede Mundial de Computadores, a partir de workstations, possibilitando pesquisar em inúmeros bancos de dados, bibliotecas de instituições congêneres e outras informações.