Apresentação
A Biblioteca foi criada em 1973, durante o período de implantação dos primeiros Cursos de Licenciaturas. Na sua trajetória, atendeu, primeiramente, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá, posteriormente as Faculdades Integradas do Alto Paranaíba e, atualmente, o Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ). À medida que novos Cursos e sistemas de organização de ensino foram implantados, os espaços físicos e acervos foram ampliados e concentrados, em um único prédio, para o funcionamento da Biblioteca Central.
Em março de 2023, 50 anos após a sua criação, inaugurou-se a nova biblioteca, denominada “Biblioteca Atanagildo Côrtes” como parte do complexo do Centro Cultural UNIARAXÁ. Os espaços foram devidamente planejados como forma a garantir à acessibilidade das pessoas com deficiências. Atenta à missão da Instituição no que tange à oferta de ensino com excelência de qualidade para a formação de cidadãos, a biblioteca gerencia recursos informacionais disponíveis nos formatos impresso, eletrônico e virtual, atuando como suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. As áreas de ocupação estão distribuídas, em três andares, possui ambientes arejados e com iluminação apropriada aos estudos e uso de computadores. Os mobiliários atendem as normas de ergonomia, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público geral comodidade e conforto. A política de desenvolvimento e organização do acervo, plano de contingência, projetos e normas de acesso aos serviços constam em documentos regulamentados e disponibilizados na biblioteca e na sua homepage.
Espaço Físico
A Biblioteca ocupa uma área física de 2.101,70m², distribuída em 12 postos diferenciados e adaptados para o seu funcionamento. A capacidade de lugares, destinados aos usuários, totaliza 108 assentos e suas seções estão organizadas em:
guarda-volumes;
empréstimo e referência;
seção infanto-juvenil e setor braille;
acervo geral;
acervo de obras literárias;
hemeroteca (revistas e jornais);
Periódicos científicos;
multimídias;
áreas de computadores ligados à internet;
salão de leitura, estudos e pesquisas;
salas fechadas de estudo em grupo;
cabines de estudo individual;
Distribuição da Área Física por m2
Guarda Volumes
Espaço fechado com armários: 104 escaninhos, Localizado na área externa do prédio, à esquerda da porta principal de entrada
Hall de Entrada
Área de circulação, utilizada para exposições e ventros diversos
Setor Empréstimo e referência (1º Piso - Térreo)
Balcão de atendimento: três terminais de computadores com espaço diferenciado para atender as pessoas com deficiência. Local destinado ao atendimento das necessidades de informação dos usuários e orientações quanto ao uso dos recursos informacionais. Conta com dois quiosques para a consulta ao catálogo eletrônico do acervo, indicando a disponibilidade e localização dos livros nas estantes.
Salas Administrativas (1º Piso - Térreo)
Ao lado da recepção, sala de apoio às atividades de recebimento de obras adquiridas, remanejadas e descartadas. A sala da Coordenação da Biblioteca está localizada próxima à área de atendimento ao público.
Seção Infantojuvenil e setor Braille ( 1º Piso - Térreo )
Sala com acervos e recursos ao público infantil e juvenil: livros, brinquedos e jogos pedagógicos. O espaço conta com mobiliários apropriados para o atendimento das crianças e, em área anexa, o Setor Braille, é destinado às pessoas com deficiência visual parcial e total.
Salões de Leitura e Pesquisa (2º e 3º Andares)
Amplos espaços com mesas redondas para leitura e estudo com capacidade total de 60 lugares.
Salas de Estudo em Grupo (2º e 3º andares)
Salas fechadas para reuniões: ( sala 1: 12 pessoas e sala 2: 06 pessoas ). Ambiente destinado ao estudo em grupo. Cada andar possui uma sala equipada com tomadas adaptadas para o uso de notebooks.
Áreas de Estudo Individual (2º e 3º andares)
Cabines individualizadas que possibilitam a concentração nos estudos em ambientes reservados com menor fluxo de usuários. Capacidade de 28 lugares.
Áreas de Computadores com espaço de Acessibilidade (2º e 3º andares)
Espaço destinado ao uso de computadores ligados à internet e notebook com acesso à rede Wi-Fi . Em cada andar, um dos computadores encontra-se em mesa própria para o uso exclusivo de pessoas com deficiência, conforme a sinalização do piso. Capacidade de lugares e equipamentos: 14 computadores.
Área do Acervo Geral (2º andar)
Reunião geral do acevo bibliográfico com estantes e prateleiras sinalizadas. A organização dos livros segue a Classificação Decimal Universal (CDU), instrumento que auxilia a identificação e atribuição de códigos numéricos para a representação dos assuntos nas áreas do conhecimento.
Obras de Referência (2º andar)
Espaço reservado às coleções e obras de consultas rápidas, tais como: dicionários, enciclopédias, anuários, etc. O acervo é organizado em balcões.
Banco de Dissertações e Teses (2º andar)
Acervo de produções científicas da comunidade acadêmica do UNIARAXÁ (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação e monografias de graduação), organizado por áreas do conhecimento e disponível para consulta.
Hemerotecas (Revistas e Jornais: 2º e 3º andares)
Espaço onde os usuários encontram informações atualizadas de cunho informativo e cultural. A coleção é formada basicamente por revistas e jornais de assuntos gerais.
Acervo Multimídica (2º andar)
O acervo multimídias é representado por materiais audiovisuais, tais como: fitas de vídeos, DVDs e CDs de diversas áreas de assuntos. São organizados em armários adaptados com prateleiras próprias para cada tipo de materiais.
Salas Administrativas (2º andar)
Sala de processamento técnico do acervo geral
Periódicos Científicos (3º andar)
Publicações periódicas científicas adquiridas por assinaturas e permutas entre Instituições de Ensino Superior, órgãos públicos e outras entidades parceiras.
Área do Acervo Literário (3º andar)
Obras de literatura nacional e estrangeira, em vários estilos: romance, poesia, conto, crônica, etc.
Espaço "Escritores Araxaenses e Região (3º andar)
Expositores contendo as obras publicadas pelos escritores de Araxá e da Região
Sala de Restauração do Acervo (3º andar)
Espaço de práticas de conservação e reparos de livros
Áreas comuns com Acessibilidade (2º e 3º andares)
Elevador, piso tátil, banheiros masculino, feminino e de acessibilidade.
Academia araxaense de letras (3º andar)
Sala cedida para o funcionamento da sede da Academia Araxaense de Letras.
Memorial "Atanagildo Cortês" (3º andar)
Espaço em homenagem ao jornalista, escritor e patrono da Biblioteca do Centro Cultural UNIARAXÁ “Atanagildo Cortês”. O acervo é constituído por edições encadernadas do tradicional Jornal Correio de Araxá, dede a sua fundação, na década de 50, bem como equipamentos de escrita, mobiliários e objetos pessoais
Capacidade de Lugares
Horários de Funcionamento
2ª a 5ª feira: 7:30 às 11:30 / 12:30 às 21:00
6ª feira: 7:30 às 11:30 / 12: 30 às 19:00.
O Regulamento encontra-se disponível na recepção e na homepage da Biblioteca.
Pessoal
O quadro de pessoal é constituído por bibliotecário, auxiliares de biblioteca e estagiários.
Estrutura Organizacional
A Biblioteca Central é um setor ligado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
OBS: Inserir imagem ( a mesma da homepage)
Formação do Acervo:
Ao longo dos anos, o acervo foi constituído por materiais bibliográficos e não bibliográficos para o atendimento aos Cursos nas modalidades: presencial e EAD.
Política de Expansão do Acervo
As aquisições são feitas, priorizando as bibliografias básicas e complementares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) em número suficiente para o atendimento a grupos de alunos envolvidos na área, dentro de uma racionalidade que articule economia e adequação. O acervo impresso e virtual é ampliado de acordo com as necessidade dos Cursos, seguindo os seguintes critérios:
A ampliação do acervo observa os seguintes critérios:
indicação dos docentes;
indicação do Coordenador do Curso;
indicação da Coordenação da Biblioteca;
procura por parte do corpo discente;
compatibilidade do acervo com o conteúdo das disciplinas;
necessidade de reposição devido a danos;
necessidade de acréscimo do número de exemplares em determinadas áreas parecer e aprovação do Núcleo Docente Estruturante ( NDE ).
No plano de expansão, os recursos previstos destinam-se não apenas à qualificação dos serviços prestados e à aquisição de livros e periódicos, mas também à possibilidade do uso de diversos recursos informacionais que caracteriza um moderno e eficiente processo informativo, disponível para os seus usuários. Tais recursos são fornecidos pela entidade mantenedora – Fundação Cultural de Araxá.
A Política de Desenvolvimento do Acervo da Biblioteca está normatizada e aprovada pelo Conselho Universitário do UNIARAXÁ e encontra-se disponível no setor.
Consevação do Acervo
Os livros danificados pelo uso passam pelo processo de recuperação que consiste em reforçar as lombadas e costuras internas, bem como higienizar as páginas e preservar a imagem da capa. A Biblioteca procura manter uma coleção de qualidade, conscientizando aos usuários em palestras e campanhas de preservação do acervo.
Sistema de Informatização
A Biblioteca está informatizada, desde a década de 90. Com o crescimento da Instituição e a necessidade de uma eficiente gestão em biblioteca universitária, deu-se início, no primeiro semestre de 2014, à migração das bases de dados para o sistema “Pergamum”. Trata-se de um sistema de informação integrado, constituído por uma rede de bibliotecas, tendo por finalidade melhorar a qualidade global dos serviços dos usuários, promover a cooperação no tratamento da informação e o compartilhamento de recursos de informação através do Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum.
Estrutura Organizacional
A Biblioteca Central é um setor ligado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.