Programa de Iniciação Científica do UNIARAXÁ está com inscrições abertas

O 3º Edital do Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica do UNIARAXÁ 2018-2019 encontra-se disponível no site da Instituição e trata do preenchimento das vagas remanescentes que terão duração de 11 meses (Abril/2018 a Fevereiro/2019).

A Iniciação Científica é uma atividade voltada à Pesquisa Científica realizada por Alunos e Alunas de Graduação, sob orientação de um professor, tendo como instrumento o apoio teórico e metodológico para a realização de um projeto que contribua para a construção do conhecimento e para a formação profissional do Estudante.

Utiliza-se o termo “Iniciação”, pois os Estudantes que participam do programa possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à atividade científica.

Ao optar por fazer uma iniciação científica, o Aluno(a) desenvolve um projeto de pesquisa em uma determinada área do conhecimento a partir dos seus interesses e de acordo com a linha de pesquisa do professor orientador, refinando suas aptidões e preferências, auxiliando-o a definir com mais segurança o seu futuro.

Além do desenvolvimento do projeto de pesquisa, o envolvimento do Aluno(a) com a Iniciação Científica contribui para o aprimoramento de habilidades (escrita, raciocínio, análise e argumentação) e permite a comprovação da teoria por meio da prática e da experimentação.

Desta forma, o Aluno(a) adquire mais preparo para os passos seguintes à Graduação, como Especializações, Mestrados, Doutorados, e, principalmente, para a vida profissional.

Além dos benefícios obtidos pelos Alunos e Alunas, a comunidade e a própria Instituição de Ensino Superior também se beneficiam, visto que os resultados das pesquisas são divulgadas para a toda a Comunidade Científica e os conhecimentos podem ser aplicados para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços para toda a comunidade.