Depoimento / Relato

• CPA

Profa. Catia Maria Lemos Melo Zema

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) vem se consolidando cada vez mais na agenda das políticas de educação superior, tanto pela relevância que a comunidade acadêmica vem lhe imputando como um fator de legitimação das práticas das IES, quanto pela compreensão da avaliação institucional como processo condicionante da gestão dessas instituições.
Diante deste contexto, a Ouvidoria busca revelar as possibilidades estratégicas das ações que vêm sendo consolidada através da CPA no processo de auto avaliação interna, além de identificar as perspectivas e os rebatimentos dessas ações frente à consolidação de uma cultura permanente de auto avaliação institucional no UNIARAXÁ
É através do processo de auto avaliação que o UNIARAXÁ constrói conhecimento sobre sua realidade e busca compreender o significado das suas atividades para as partes interessadas (alunos, professores, colaboradores, comunidade etc). Para isso sistematiza informações, contabiliza e checa com as informações da Ouvidoria, analisando as realizações de ambas, a fim de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e desvendar melhores formas de organização, administração e gestão, bem como estabelecer estratégias para alcançar maior relevância social.
Muitas das melhorias que a instituição implementa nos seus cursos, infraestrutura e serviços é resultado da colaboração da CPA e da Ouvidoria, diante das demandas recebidas, que ganham força quando somadas. Desta forma, o conhecimento e o aprendizado das potencialidades e fragilidades, se maximiza, gerando bases para o processo de decisão; concebida como processo renovador, contribuindo para orientação das mudanças que se fizerem necessárias.
Também a legitimação das ações, fica mais garantida a partir da aceitação e da participação de todos os interessados em seus resultados. Contribuem desta forma com a formação e fortalecimento de uma cultura avaliativa processual e formativa, para que cada participante do processo exerça plenamente sua cidadania.
CPA e Ouvidoria são duas forças que realizam mudanças! “Dextra fricat laevam, vultus fricatur ab illis”. (Uma mão lavando a outra e ambas o rosto.)