Engenharia Elétrica Bacharelado
A Engenharia Elétrica contribui de forma intensa no progresso da sociedade. É uma área com um extenso campo de atuação, que abrange a engenharia tradicional com o estudo e aplicação de eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo; bem como a contribuição para o desenvolvimento de novas tecnologias para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, telefonia e transmissão de dados.
O curso tem por finalidade a formação de profissionais habilitados para planejar, construir e manter sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, também a execução de projetos e construção de usinas de geração de energia (usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleares).
O UNIARAXÁ oferece o curso com duração de 5 anos e visa formar profissionais aptos para atender às necessidades do mercado, acompanhando sempre as inovações tecnológicas com ética e responsabilidade social.
Formação
O profissional formado em Engenharia Elétrica poderá atuar na construção civil, automação, fornecimento de energia elétrica, comunicação e eletrônica.
A formação básica compreende disciplinas de Matemática (Cálculos, Álgebra Linear e Geometria Analítica), Física, Química e Computação. Na formação específica, o engenheiro eletricista construirá conhecimentos para projetar e especificar materiais, dispositivos, componentes, máquinas e equipamentos elétricos, de potência, magnéticos, eletromecânicos, de instrumentação e de aquisição de dados.
O profissional de Engenharia Elétrica poderá atuar no estudo, planejamento, projeto, instalação, operação e manutenção de instalações elétricas, de sistemas de medição e de instrumentação, no acionamento de máquinas, de iluminação, de descargas atmosféricas e aterramento, de gestão de fontes de energias alternativas e renováveis. Além de coordenar, supervisionar, fiscalizar, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, prestar consultorias, efetuar perícias, vistorias e avaliações de atividades relacionadas com sua formação.
No mercado de trabalho, o Engenheiro Eletricista é habilitado para trabalhar em concessionárias de energia elétrica; em empresas de telecomunicação, automação e controle (industrial e predial); como projetista de instalações elétricas industriais, comerciais e prediais; em estudos e definição do potencial energético de bacias hidrográfica e de outras fontes alternativas e renováveis de energia; na análise, formulação e simulação de sistemas computacionais; em fabricantes de máquinas e equipamentos elétricos; como pesquisador e desenvolvedor de novos produtos e tecnologias; como docente em universidades.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Empreendedorismo | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Engenharia e Profissão | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Leitura e Produção de Textos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Gestão Ambiental | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Economia | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Engenharia de Segurança e Ergonomia | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Princípios de Matemática | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Química Geral | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Atividade de Extensão I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |
| Cálculo Integral e Diferencial de Função de uma Variável | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Lógica de Programação | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Física | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Geometria Analítica e Álgebra Linear | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Cálculo Integral e Diferencial de Função de Várias Variáveis | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Desenho Técnico | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Atividade de Extensão II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |
| Probabilidade e Estatística | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Desenho Universal | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Ciência e Tecnologia de Materiais | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Projeto Auxiliado por Computador | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Termodinâmica e Ondulatória | 32 | 8 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Mecânica e Resistência dos Materiais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Atividade de Extensão III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Fenômenos de Transporte | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Elétrica e Eletromagnetismo | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Cálculo Numérico Computacional | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Gestão Energética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Sistemas de Informações Gerenciais | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Medidas Elétricas e Materiais Elétricos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Circuitos Elétricos | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Eletromagnetismo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Análise de Circuitos Elétricos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Eletrônica | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Métodos e Técnicas de Pesquisa | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Conversão Eletromecânica de Energia | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Análise de Sinais e Sistemas Lineares | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Sistemas de Controle | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Máquinas Elétricas | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Sistemas Digitais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Atividade de Extensão IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Instalações Elétricas | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Eletrônica de Potência | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Princípios de Comunicação | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Sistemas Elétricos de Potência | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Atividade de Extensão V | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Inteligência Artificial | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Proteção de Sistemas Elétricos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Estágio Curricular em Engenharia I | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |
| Projeto Final de Curso - PFC | 0 | 0 | 0 | - | 80 | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Instrumentação e Automação Industrial | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estágio Curricular em Engenharia II | 0 | 0 | 0 | - | 80 | - | - | 80 |