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Inovação & Empreendedorismo

A inovação, suportada por pessoas e tecnologias, é a pauta principal do UNIARAXÁ. Buscamos, de maneira contínua, a melhoria da vida das pessoas por meio de ferramentas, técnicas e da ciência. Para tanto, nossa comunidade respira inovação. O nosso papel como instituição de ensino de referência é levar à comunidade, conhecimento, saber e oportunidades de inovar e empreender, na busca por um amanhã melhor.

Veja abaixo o que fazemos e como estamos contribuindo para um novo amanhã.

PALESTRA NAF - "Fundamentos de Criptoeconomia: Passado, Presente e Desafios impostos pelos Criptoativos"

Palestra "Fundamentos de  Criptoeconomia: Passado, Presente e Desafios impostos pelos Criptoativos"Data, hora e canal: 22/9, 19h às 22h, MS TEAMSPúblico estudantes e professores das Instituições de Ensino que possuem Acordo de Cooperação NAF.Palestrante: Gelson Machado Guarçoni, Auditor Fiscal na Delegacia da Receita Federal em Vitória/ES.Vagas, inscrições e declaração de participação: Não há limite de participantes. Não será necessário fazer inscrição. Haverá emissão de Certificado para comprovação da presença.Link para o evento: https://teams.microsoft.com/dl/launcher/launcher.html?url=%2F_%23%2Fl%2Fmeetup-join%2F19%3Ameeting_ZDE3YmNjNjMtZmQwOC00OGJiLTkxYWMtOGIzYWRhZGY4NTJl%40thread.v2%2F0%3Fcontext%3D%257B%2522Tid%2522%253A%25226f49aa43-822a-4c20-9670-db7700bf1eb0%2522%252C%2522Oid%2522%253A%2522041513dd-d39a-475b-805b-e31fc9ce9046%2522%252C%2522IsBroadcastMeeting%2522%253Atrue%252C%2522role%2522%253A%2522a%2522%257D%26btype%3Da%26role%3Da%26anon%3Dtrue&type=meetup-join&deeplinkId=366a83ae-7d9f-4dd8-a256-66727f11001a&directDl=true&msLaunch=true&enableMobilePage=true&suppressPrompt=true 


22/09/2022 11:09

UNIARAXÁ PARTICIPA DE SIMPÓSIO DE BATERIAS NA CBMM

Terça-feira, dia 24 de agosto de 2022, os professores Pablo Lopes, Fábio Augusto, Lorena Bittencourt, Lorena Miranda e  Cinthia Lana,  participaram do Araxá Symposium on Niobium Technologies for Energy Storage solutions.           O Simpósio aconteceu nas dependências da CBMM e contou com a participação dos seguintes conferencistas: Dr. Dong Joon, Ihm (H2C Consultant) “Battery technology and market applications in Korea”; Dr. Sagn Cheol, Nam (RIST) “Nb doping technology for sulfide solid electrolyte + strategy for development of nest generation LIB materials”; Cyrille Gonin (ISI Eletroquímica) “The brazilian Lithium-lon battery suplly chain: how SENAI wordks to make it possible”; Prof. Yang-Kook, Sun (Battery Solution) “High energy of No doped Hi Ni NCM & NCA”; Prof. Hudson Zanin (CINE/UNICAMP) “Towards high density supercapacitors”.          O evento também foi transmitido on line, mas contou com a participação presencial de um bom público.           


26/08/2022 10:08

Inscrições IV Seminário Mineiro de Educação Integral


04/08/2022 16:08

Pesquisa com biodiversidade em rodovias: atropelamentos de animais, mitigação e inovação

Pesquisa com biodiversidade em rodovias:  atropelamentos de animais, mitigação e inovaçãoProf. Dr. Carlos Henrique de Freitas Com a advento das locomotivas, dos veículos motorizados e das ferrovias e rodovias que se expandiram exponencialmente, milhões de animais são atropelados e mortos em um período curto de tempo.Assim, o que levou milhões de anos para ocorrer com a evolução das espécies, pode desaparecer em algumas décadas e todo o trabalho de conservação da natureza se perde! E no Brasil megadiverso, com mais de 1,7 milhões de quilômetros lineares de rodovias, isso não é diferente! Então qual seria a solução?! A resposta não é simples, mas implica em muita expertise e inovação. Desde há mais de 30 anos, o Brasil tem registrado atropelamentos de animais silvestres em rodovias e diversos estudos apontam que o problema pode ser maior, pois muitos animais morrem e, por serem muito pequenos, são rapidamente removidos por necrófagos ou se decompõem nas estradas antes de serem registrados, enquanto outros são lançados para fora da rodovia ou então morrem em locais de difícil visualização. Além disso, há o efeito barreira, uma descoberta nas pesquisas em Ecologia de Estradas, que muitos animais de várias espécies diferentes fogem das rodovias ou as evitam devido ao tráfego intenso de veículos e isso gera o isolamento das populações naturais, separando-as em ilhas margeadas por rodovias, o que leva, com o tempo, ao declínio genético das populações locais e, em escala regional, pode afetar as espécies, sua distribuição e persistência, o que pode levá-las à extinção.   Diante de tamanho problema, surgem no mundo e no Brasil, as medidas mitigadoras, que são uma inovação para a contenção e o controle dos atropelamentos. Estas medidas buscam deixar as estradas mais permeáveis à fauna, além de mais seguras para os usuários, com a proteção da vida em sua integralidade. Muitas destas medidas já são aplicadas no Brasil, inclusive com análise de custo/efetividade.São passagens sobre a rodovia ou por baixo dela, tais como pontes vegetadas (1ª inaugurada no Rio de Janeiro em 2020), passagens para anfíbios, pontes de corda para animais arborícolas (muito usadas na amazônia e até mesmo no interior do país, em Guareí-SP), túneis e bueiros para grandes animais, todas com o uso de cercas e telas para direcionamento dos animais, além de placas de sinalização (Mato Grosso), lombadas, sinais sonoros, entre outros. Em geral, quanto mais simples é a medida, menor é seu custo, mas menor ainda a efetividade. Consideremos o uso de placas, por exemplo, que depende muito da resposta do motorista que tende a se acostumar com a presença das mesmas e com o tempo, deixa de reduzir a velocidade ou evitar os atropelamentos. Há ainda a questão que os animais podem migrar ou mudar de local e, junto com eles, também ocorrem mudanças espaciais e temporais nos locais dos atropelamentos, portanto, ao se implantar uma única passagem, pode ocorrer de a mesma não cumprir sua função para todas as espécies e nem mesmo para uma, já que os animais podem migrar para outros ambientes e a passagem perder sua efetividade. Deste modo, seria importante construir diversas passagens e implantar medidas conjuntas que possam, de forma integrada, proteger as diversas espécies em um trecho maior da estrada e ao longo do tempo. Entretanto, este processo, consumiria muitos recursos financeiros, que muitas vezes não estão disponíveis.     Eis que surge mais uma ótima ideia, que já é mesmo uma inovação na Ecologia de Estradas brasileira, que é o uso de passagens hídricas pela fauna. Estas passagens são construídas ao largo da rodovia, para permitir a drenagem da água e evitar que haja acumulação, degradação das margens e do pavimento e erosão. Já há estudos comprovando que diversas espécies da fauna usam estas passagens no Brasil e em outros locais do mundo e que podem ser adaptadas para uso pela fauna, com baixo custo efetividade. Na região de Araxá, foram feitas pesquisas de iniciação científica pelas alunas do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIARAXÁ, Scarlat Dalva Ferreira e Lerrane de Fátima cunha acompanhadas pelo aluno Jorge Ferreira Lima Neto com apoio da FAPEMIG, sobre atropelamentos e uso de passagens hídricas pela fauna. Uma das pesquisas monitorou durante um ano (Mar-2017 a Fev-2018), o uso de quatro passagens hídricas pela fauna (duas pontes e dois bueiros) na rodovia MG-428 que liga Araxá a Sacramento e Rifaina-SP.Neste estudo, com o uso de câmeras de espera, foram registradas 32 espécies de vertebrados terrestres nas passagens e 16 comprovadamente utilizando-as, entre elas 13 espécies de mamíferos, sendo duas delas ameaçadas de extinção (Tamanduá-bandeira e Jaguatirica), duas de aves e um réptil (vide FOTOS e tabela na pesquisa anexa - link).Este número poderia ser bem maior se as passagens fossem adaptadas, com uso de telas e cercas e a colocação de rampas internas, pois muitos animais não as atravessam em certas épocas do ano, por estarem inundadas com a água ou simplesmente não as usam, devido ao acesso a rodovia ser mais fácil, já que não há direcionamento com as cercas.Estas medidas seriam mais uma etapa inovadora na Ecologia de Estradas brasileira, pois o uso das passagens hídricas adaptadas teria um custo bem menor, com uma efetividade maior, já que as passagens já foram construídas e a fauna as usa em alguns momentos, como na pesquisa da aluna Scarlat. Resta saber se com a adaptação, este uso se ampliaria no espaço e no tempo e levaria a maior proteção da fauna e a segurança dos usuários das rodovias. Muitos estudos já realizados, apontam para este caminho inovador! Para saber mais: Portal G1. Mico-leão-dourado ganha 1º viaduto vegetado do Brasil, uma ponte para o futuro da espécie. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2020/08/02/mico-leao-dourado-ganha-1o-viaduto-vegetado-do-brasil-uma-ponte-para-o-futuro-da-especie.ghtml  Acesso em 27/06/2022. Pesquisa FAPESP. Passagem de animais sobre rodovia evita atropelamento de primata ameaçado de extinção, confirma estudo. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/passagem-para-animais-sobre-rodovia-evita-atropelamento-de-primata-ameacado-de-extincao-confirma-estudo/38883/   Acesso em 27/06/2022. SEMA Mato Grosso. Sema instala sinalização orientativa e informativa em Chapada dos Guimarães. Disponível em: http://www.mt.gov.br/-/5203223-sema-instala-sinalizacao-orientativa-e-informativa-em-chapada-dos-guimaraes Acesso em 27/06/2022                                                               FOTOS                                                                                                                                


29/06/2022 16:06

Artigo publicado no XX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

É com muito orgulho que chegamos na fase de publicação do nosso trabalho. Aprovado para apresentação oral no congresso internacional (XX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental), as alunas de Engenharia Civil do Uniaraxá, Maria Beatriz Caetano e Amanda Borges, se preparam para o grande momento que será na próxima semana. O projeto é desenvolvido no Uniaraxá sob coordenação da professora Dra Lorena Guimarães e apoio da prof Ma. Lorena Miranda, em parceria com a COPASA e FAPEMIG, se trata da recuperação de subprodutos (como biopolímeros) do lodo de esgoto, inserindo o saneamento na economia circular. Isto sim é exemplo e modelo de Inovação! Parabéns a todos os envolvidos. Seguem algumas fotos do projeto!          


29/06/2022 16:06

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Em Parceria com o Ministério da Cultura e CBMM, o UNIARAXÁ está construindo um moderno Centro Cultural.

O Centro Cultural do Uniaraxá contará com uma área construída de 6239,24m² sendo uma Biblioteca de 2101,70m² e um teatro de 4137,54m² com capacidade para 630 espectadores.

Prof. Me. José Oscar de Melo
Reitor

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