APOIO AO ALUNO COVID-19 TOUR VIRTUAL
UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

Supervisão e Inspeção Escolar Lato Sensu

Supervisão e Inspeção Escolar Lato Sensu

De acordo com o Censo da Educação Superior, o percentual de pessoas frequentando a educação superior representa quase 30% da população brasileira na faixa etária de 18 a 24 anos. Em 2013, a matrícula na rede federal cresceu 4,6% em relação ao ano anterior, representando 58,9% de participação na rede pública, superando a marca de 1,13 milhão de matrículas (INEP, 2014).
De acordo com Rivas, Conte & Aguilar, 2007, (p. 4) “Pesquisas realizadas apontam que a grande maioria dos professores possui lacunas na sua formação pedagógica e atuação docente e demonstram dificuldades na adoção e utilização de novas metodologias, estratégias e materiais de apoio”. Pimenta & Anastasiou (2002), argumentam que os processos de formação de professores e gestores devem considerar, além da relevância dos saberes das áreas de conhecimento, a importância dos saberes pedagógicos, além dos saberes da experiência do sujeito professor.

Formação

Proporcionar aos profissionais das diferentes áreas a construção do conhecimento das bases teórico-metodológicas e didático-pedagógicas que norteiam a gestão do ensino, possibilitando aos docentes um espaço de reflexão na perspectiva da gestão do ensino, pesquisa e extensão.

Arquitetura Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulos
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ambientação EaD 0 0 0 - - - - 10
    Fundamentos Históricos Sociais da Educação Brasileira 0 0 0 - - - - 46
    Fundamentos Epistemológicos e Psicopedagógicos da Aprendizagem 0 0 0 - - - - 46
    Métodos e Técnicas de Pesquisa 0 0 0 - - - - 46
    Políticas Públicas para a Educação 0 0 0 - - - - 46
    Fundamentos e Práticas da Supervisão Escolar 0 0 0 - - - - 46
    Fundamentos e Práticas da Inspeção Escolar 0 0 0 - - - - 46
    Gestão Pedagógica e a Realidade Escolar 0 0 0 - - - - 46
    Práticas Docentes em EaD – Metodologias Ativas 0 0 0 - - - - 46

Coordenação do Curso

Fabíola Cristina Melo Coordenador Titular

Possui graduação em Letras - Faculdade de Filosofai Ciências e Letras de Araxá (1992), graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1998), mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Doutorado em Educação - Universidad del Mar (2013). Atualmente é professora titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá, coordenadora do Curso de Pedagogia e Letras, Coordenadora Pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, Coordenadora do Curso de pós graduação em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, professora em vários cursos de Pós graduação. membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Araxá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, alfabetização, gestão escolar, avaliação, língua e ensino.

Última atualização 01/07/2021