Ambientação EaD | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 10 |
Agronegócio: Características do setor e perspectivas futuras | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Características do agronegócio e perspectivas futuras. Os modelos contemporâneos de Gestão Empresarial. O Planejamento Estratégico na essência da Gestão Empresarial, as previsões, ações, cronogramas e custos. Indicadores de desempenho e as métricas, O BSC (Balanced Scorecard) como importante ferramenta de gestão. Indicadores de desempenho, estratégias e orçamento, alinhados ao negócio e balanceados em relação às causas e efeitos de uma estratégia sobre a outra, de uma ação sobre a outra. A Inteligência Competitiva (IC), como uma filosofia de uso da informação e do conhecimento como apoio ao processo decisório e ao PE, inclusive por meio das redes sociais. |
Avaliação de Projetos Agropecuários, custos de produção e rentabilidade | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
A ciência administrativa e a administração rural; áreas da gestão e funções administrativas; capitais e custos de produção; inventário patrimonial e avaliação do patrimônio da empresa; elementos de contabilidade rural; projetos agropecuários e análise de investimentos; planejamento e estratégia administrativa. Avaliação de rentabilidade e produtividade dos projetos agropecuários. |
Gestão Financeira do Agronegócio, financiamentos agrícolas, e mercados futuros | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Capacitar os acadêmicos para entender o processo de gestão das empresas dentro do contexto de cadeias agroindustriais; relacionar conteúdos teóricos com as aplicações práticas da gestão financeira das empresas rurais; apresentar as ferramentas financeiras gerenciais para a gestão de empresas rurais inseridas em contexto de cadeias. Conhecer os tramites de um mercado externo e comodites. |
Cadeias produtivas de maior impacto no agronegócio brasileiro | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Conceitos básicos de cadeias produtivas e complexos agroindustriais. Formação histórica regional do complexo produtivo grãos. Cadeia Produtiva das principais culturas: Tendência e cenários. Análise Competitiva. Estratégias de comercialização. O sistema Agroindustrial exportação e mercados externos. |
Gestão de Negócios Agroindustriais e Associativismo e Cooperativismo | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Associativismo; Passos para a organização de uma associação; História e princípios do cooperativismo; A importância da organização dos agricultores; Relações de negócios e de mercado nas cadeias produtivas. Armazenamento, processamento e distribuição de produtos agrícolas, subprodutos agrícolas e insumos. Estratégias nas organizações. Estratégia competitiva e alianças estratégicas. A cooperativa como suporte de negócios que visam fortalecer os associados em vários setores do agronegócio. Empresas de capital e cooperativas. Evolução da doutrina cooperativista. Legislação cooperativista. |
Questões legais do agronegócio (empresa agraria, direito ambiental e do trabalho) | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
A partir de leituras, debates e exposições o aluno deverá estar apto a conhecer e aplicar as normas constitucionais e de direito empresarial relacionadas ao empresário, às sociedades empresarias e outras formas de organização da atividade econômica. Deve ainda conhecer os procedimentos registrais relacionados à atividade empresarial e a situação da empresa no mercado. O aluno deve, além do conhecimento dogmático, ser dotado do instrumental necessário à análise e aplicação crítica do direito empresarial. |
Marketing estratégico no setor agropecuário | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
O papel do marketing na empresa. Administrando e desenvolvendo produtos e serviços. Gestão de novos produtos e da inovação. Marketing de serviços. Estratégias de preços em produtos e serviços. Gestão estratégica da distribuição. Comunicação integrada de marketing. Venda pessoal e administração de vendas. |
Comercialização, distribuição e logística de produtos agropecuários | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Conceito de mercado e suas diversas dimensões. Demanda, oferta e movimento de preços. Instrumentos de apoio à comercialização de produtos agrícolas. Gestão e estratégias de comercialização de produtos agrícolas. O planejamento e configuração da rede logística de distribuição e comercialização de produtos agropecuários. |
Orientação de TCC | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Orientação para a elaboração da monografia: revisão do problema de pesquisa e dos objetivos do trabalho; desenvolvimento da fundamentação teórica; registro dos contatos com o professor-orientador; desenvolvimento de estudo de caso; elaboração da conclusão do trabalho e resposta ao problema de pesquisa; formatação final do trabalho conforme normas da ABNT; preparação para apresentação pública. |
Avaliação Presencial (AV) | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 6 |
Socialização do TCC (Soc – TCC) | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 4 |