Superior de Tecnologia em Gestão Pública Tecnológico
Formar gestores para atuarem na área pública e organizações privadas prestadoras de serviço público, no contexto das transformações socioculturais, buscando promover o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de proporcionar melhoria de qualidade e efetividade no serviço público.
Formação
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública visa formar ou atualizar profissionais para o desempenho de tarefas próprias de administração pública, tendo como diferencial competitivo o conhecimento de técnicas de gestão pública de última geração. O curso aborda as diversas formas de intervenção no serviço público, aliando a teoria à prática, com predominância no saber fazer. Informação e conhecimento são fatores fundamentais para o sucesso do gestor público, pois permitem que ele analise seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, para que possa conseguir vantagem competitiva frente às demandas, adequando-se às forças do seu macro ambiente.
Assim sendo, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Centro Universitário do Planalto de Araxá terá como ponto central a formação do gestor capaz de:
• Diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão pública;
• Desenvolver e aplicar inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão pública;
• Planejar, implantar supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas voltadas o desenvolvimento local e regional;
• Aplicar metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios da administração pública, legislação vigente, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e ética profissional;
• Planejar e implantar ações vinculadas à prestação de serviços públicos que se relacionam aos setores e segmentos dos processos de gestão;
• Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação;
• Ter consciência de sua responsabilidade social nas ações que tange à preservação do meio ambiente, à educação dos direitos humanos e às relações étnico-raciais no contexto atual.
No mundo globalizado que se caracteriza pela competência, a concorrência determina os parâmetros de conduta do mercado consumidor, seja ele interno ou externo, objetivando a formação de profissionais capazes de analisar e interpretar a realidade, com vistas à sua transformação. Essas competências incluem a postura pluralista, flexível e interdisciplinar e a consciência da necessidade da constante atualização e aperfeiçoamento da prática social.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Economia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A lei da escassez e os fundamentos da economia. O sistema econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O setor externo e a política cambial. Os quatro principais objetivos para a economia global. |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Contabilidade Básica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
Empreendedorismo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Gestão da Qualidade e Produtividade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos da Gestão Pública | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estado, governo e sociedade. Evolução dos modelos de gestão pública: Patrimonialismo, burocracia e gerencialismo. Estrutura e função da Administração Pública. Reformas administrativas. Constituição de 1988 e as novas relações Estado-sociedade. |
Teorias da Administração Pública | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O estado, o governo e a sociedade. Evolução da Administração Pública brasileira: patrimonialismo, burocracia e gerencialismo. Contexto contemporâneo da atuação do Estado. Governabilidade, governança e descentralização do poder. Estrutura e função da administração pública. Eficiência, eficácia e efetividade na administração pública. Reformas administrativas e programas de desburocratização: DASP, Decreto-Lei n.º 200/67; Constituição de 1988 e Ementa Constitucional n.º 19/98. Considerações sobre o novo papel do Estado e da administração pública. A reforma de Estado e da administração pública: experiências inglesa, americana e brasileira. Representação e participação: gestão pública e privada. Accountability e Responsiveness: as relações entre demandas, politicas, ação governamental, controles e resultados. |
Teoria da Administração | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estatística | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Legislação Aplicadas ao Setor Público, Licitações e Contratos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Licitação: aspectos gerais, princípios constitucionais, dispensa e inexigibilidade, modalidades, pregão eletrônico e presencial, fases, revogação e invalidação, controle. O Sistema de Registro de Preços. Contratos: formalização, direitos e deveres, execução, alteração, inexecução, extinção, espécies, controle. Convênios: aspectos gerais, participantes, objeto, formalização, controle. |
Sistemas de Informações Gerenciais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Governança Pública e Governabilidade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Princípios da Governança. Governança Pública. Governança e Governabilidade. Papel Social do Estado. Demandas Sociais e Agenda de Governo. Instituições Democráticas e Políticas Públicas. Governança Pública e Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvimento Sustentável Local. |
Psicologia e Comportamento Organizacional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução à Psicologia. Psicologia da personalidade (comportamento humano, tensão e conflito, o indivíduo na organização, psicopatologias do trabalho). Psicologia social (liderança, motivação, funcionamento e desenvolvimento de grupos). O processo de feedback. |
Finanças Públicas e Orçamento Municipal | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Teoria das Finanças Públicas e conceitos básicos. O papel do Estado nas economias capitalistas e as fronteiras entre o setor público e o setor privado. A participação do Estado na Economia Brasileira: evolução histórica das finanças públicas no Brasil. Receita Pública. Efeitos Redistributivos provocados pelo Endividamento Público Interno e Externo. Despesas Públicas. O problema do Déficit Público. A Lei de Responsabilidade Fiscal: principal instrumento regulador das contas públicas no Brasil. A crise da Previdência Social. O Sistema Federativo e o fenômeno da descentralização. |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Auditoria Pública | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O papel Social da Auditoria Pública. Aspectos Gerais da Auditoria Pública. Administração dos Recursos Públicos. Elementos básicos da Auditoria. Procedimentos de execução da Auditoria. Etapas da Auditoria Pública. Auditoria contra erro e fraude |
Contabilidade Pública | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Serviço e administração pública. Contabilidade pública. Plano de contas e sistemas da contabilidade pública. Orçamento público. Receitas e despesas públicas. Balanço Orçamentário. Balanço Financeiro. Balanço Patrimonial. Demonstração das Variações Patrimoniais. Licitações. Sistemas de controle. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Comércio Exterior | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |