COVID-19
UNIARAXÁ VIRTUAL
COVID-19 UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica Lato Sensu

Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica Lato Sensu

O curso oferece formação pedagógica, no sentido de qualificar os gestores e coordenadores da Educação Básica ou de Escolas de Ensino Profissionalizante, ou candidatos a essa função, para atuar frente às demandas da gestão escolar e pedagógica, pois encontram-se cada vez mais diversificadas e complexas, na realidade educacional brasileira. É composto por um conjunto de conhecimentos organizado em diferentes ações da coordenação e da gestão escolar. Está organizado com base nos conceitos mais atuais e em teorias pedagógicas e de gestão que dão sustentação ao trabalho educacional e é composto por atividades de ensino e aprendizagem à distância.

Formação

O perfil idealizado para o egresso do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, objetiva a formação de um profissional capaz de:
•Atuar na gestão escolar, criando espaços participativos fundados no respeito mútuo e no respeito à trajetória dos profissionais e aos saberes dos estudantes;
•Atuar na coordenação pedagógica, amparado/a por conhecimentos e recursos para enfrentar o cotidiano escolar com seus desafios, movimentos e processos, compreendendo o seu papel na rede de relações que permeiam a vida da escola.
•Promover por meio da sua atuação a ênfase na relação dos conhecimentos científicos com o contexto social em que atua, estabelecendo relações entre estado, sociedade, ciência, tecnologia, trabalho, cultura, formação humana e educação;
•Conhecer as prerrogativas para um bom sistema de gestão escolar, alimentando o processo educativo por meio de uma visão crítico-reflexiva, com atitude orientada para o avanço dos resultados da escola;
•Orientar o processo de ensino e de aprendizagem a partir da problematização, contextualização, interdisciplinaridade, vivenciando uma pedagogia inclusiva, que sabe orientar-se na diferença dos sujeitos;
•Liderar equipes com propósitos claros, objetivos, bem dimensionados, capaz de enfrentar os desafios constantes, reconhecendo avanços e necessidades pedagógicas da instituição.

Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulos
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ambientação EaD 0 0 0 - - - - 10
    Fundamentos Históricos Sociais da Educação Brasileira 0 0 0 - - - - 40
    Fundamentos Epistemológicos e Psicopedagógicos da Aprendizagem 0 0 0 - - - - 40
    Gestão de Pessoas e Equipes no contexto da escola 0 0 0 - - - - 40
    Gestão Pedagógica e a Realidade Escolar 0 0 0 - - - - 40
    Planejamento da escola na perspectiva do Diretor e Coordenador Pedagógico 0 0 0 - - - - 40
    Gestão estratégica aplicada à Gestão Escolar 0 0 0 - - - - 40
    Qualidade do Ensino e Avaliação Institucional 0 0 0 - - - - 40
    Educação e Novas Tecnologias 0 0 0 - - - - 40
    Orientação de TCC 0 0 0 - - - - 40
    Avaliação Presencial (AV) 0 0 0 - - - - 6
    Socialização do TCC (Soc – TCC) 0 0 0 - - - - 4
Última atualização 01/07/2020