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Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Lato Sensu)

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Lato Sensu

A Pós-Graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pretende discutir os aspectos éticos, políticos e educacionais da inclusão da pessoa com deficiência no âmbito educacional. Dessa forma, justifica-se a especialização como proposta de formação continuada para os profissionais da educação e áreas correlatas, intentando contribuir para que eles (re) formulem práticas pedagógicas de ensino, apoio e intervenção em Educação Especial e Inclusiva que atendam à diversidade, promovendo o desenvolvimento humano e social.

Formação

Preparar os interessados no curso para atuarem com pessoas com deficiências no ambiente escolar ou em contextos não escolares que requeiram uma intervenção educativa. O curso oferece aptidão para realização de pesquisas, diagnósticos e intervenções preventivas ou corretivas individual ou em grupo, com profunda análise e possibilidade de intervenção em todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.

Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulos
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ambientação - - - - - - - 10
    Fundamentos Históricos, Filosóficos e Políticos da Educação Especial e Inclusiva no Brasil - - - - - - - 40
    O Contexto Socioeducacional atual na Perspectiva da Inclusão: - - - - - - - 40
    Direitos Humanos e Aspectos Jurídicos da Educação Especial e Inclusiva no Brasil - - - - - - - 40
    Bases Pedagógicas da Educação Especial e Inclusiva - - - - - - - 40
    Terminologia das deficiências, a construção social do estigma e a importância das políticas sociais. - - - - - - - 40
    Psicologia do Desenvolvimento e Educação Especial: - - - - - - - 40
    Aspectos individuais, familiares e sociais de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - - - - - - - 40
    Bases Neurocognitivas e Aprendizagem na Educação Especial - - - - - - - 40
    Orientação de TCC - - - - - - - 40
    Avaliação Presencial (AV) - - - - - - - 6
    Socialização do TCC (Soc – TCC) - - - - - - - 4

Coordenação do Curso

Fabíola Cristina Melo Coordenador Titular

Possui graduação em Letras - Faculdadede Filosofi Ciências e Letras de Araxá (1992), graduação em Pedagogia - Faculdadede Filosofi Ciências e Letras de Araxá (1998), mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Doutorado em Educação - Universidad del Mar (2013). Atualmente é professor titular do Centro Universitáriodo Planalto de Araxá, coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, professor da Universidade de Uberaba, assessora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá e professor responsável pela leitura e produção do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Língua Portuguesa e Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, importância, gestão escolar, língua e ensino.

Última atualização 02/01/2020