COVID-19
UNIARAXÁ VIRTUAL
COVID-19 UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

Segunda Licenciatura em Pedagogia Licenciatura

Ato de Autorização:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário

Ato de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

COMPARTILHE

Segunda Licenciatura em Pedagogia Licenciatura

No Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, a concepção de currículo adotada é a de um conjunto de atividades acadêmicas diversificadas, conduzindo à construção de um projeto pedagógico dinâmico e flexível, que objetiva criar condições para que o aluno construa uma formação profissional que facilitará sua inserção no mercado de trabalho.

Formação

-Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
-Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação;
-Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional;
-Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
-Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
-Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
-Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
-Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
-Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
-Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
-Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
-Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
-Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.



Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Alfabetização e Letramento 78 2 80 - - - - 80
    Didática 78 2 80 - - - - 80
    História da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 0 0 0 - - - 20 20
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Educação, gênero e sexualidade 78 2 80 - - - - 80
    Teoria do Currículo 78 2 80 - - - - 80
    Pedagogia Gestora 78 2 80 - - - - 80
    Libras (Língua Brasileira de Sinais) 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 0 0 0 - - - 20 20
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Metodologia da Educação Infantil 78 2 80 - - - - 80
    Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado I 0 0 0 - - 150 - 150
    Princípios Gerais da Administração Escolar 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 0 0 0 - - - 20 20
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Eletiva 78 2 80 - - - - 80
    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado II 0 0 0 - - 150 - 150
    Atividades Complementares 0 0 0 - - - 20 20

Coordenação do Curso

Fabíola Cristina Melo Coordenador Titular

Possui graduação em Letras - Faculdadede Filosofi Ciências e Letras de Araxá (1992), graduação em Pedagogia - Faculdadede Filosofi Ciências e Letras de Araxá (1998), mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Doutorado em Educação - Universidad del Mar (2013). Atualmente é professor titular do Centro Universitáriodo Planalto de Araxá, coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, professor da Universidade de Uberaba, assessora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá e professor responsável pela leitura e produção do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Língua Portuguesa e Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, importância, gestão escolar, língua e ensino.

Última atualização 04/01/2021