Segunda Licenciatura em Pedagogia Licenciatura
No Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, a concepção de currículo adotada é a de um conjunto de atividades acadêmicas diversificadas, conduzindo à construção de um projeto pedagógico dinâmico e flexível, que objetiva criar condições para que o aluno construa uma formação profissional que facilitará sua inserção no mercado de trabalho.
Formação
-Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
-Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação;
-Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional;
-Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
-Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
-Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
-Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
-Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
-Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
-Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
-Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
-Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
-Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Alfabetização e Letramento | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Concepção de ensino e aprendizagem. Concepções de alfabetização: determinantes sociais, políticos e culturais. A alfabetização no contexto educacional brasileiro. Alfabetização e letramento. O processo de construção da escrita. Estudo e análise dos métodos de alfabetização e sua contribuição à aquisição da lecto-escrita. A construção de conhecimentos na perspectiva da linguística aplicada ao ensino/aprendizado da Língua Materna. Análise e produção de materiais didáticos para a alfabetização. Aspectos qualitativos da alfabetização. Letramento. Leitura e produção de textos na alfabetização Estágios do desenvolvimento linguístico infantil dentro da fonologia, sintaxe e semântica. Desenvolvimento linguístico cognitivo: correlação e interdependência. Desenvolvimento linguístico e a aquisição da leitura. Alfabetização e seu acesso aos conhecimentos às demais disciplinas. Princípios didáticos que definem uma boa situação de aprendizagem. |
Didática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos: concepções de educação e teorias pedagógicas que orientam a prática dos professores. Implicações dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do profissional professor e na construção da identidade docente. Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas na Educação e na Didática. Análise das relações fundamentais do processo educativo: transmissão/construção do conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da interdependência dos elementos constitutivos do ciclo didático: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos materiais e tecnológicos, avaliação. O pedagogo e o processo ensino-aprendizagem. |
História da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A disciplina irá contemplar o pensamento pedagógico na Antiguidade Clássica, na Idade Média e no Renascimento, abordando a concepção de educação de cada período histórico. Tratará da educação no contexto brasileiro, a chegada dos jesuítas e suas concepções pedagógicas. As reformas pombalinas, o ensino na época do Império e nos primeiros anos da República. Contemplará o Manifesto dos Pioneiros e o pensamento dos escolanovistas, bem como a educação popular e o pensamento de Paulo Freire. A educação no período ditatorial e as concepções pedagógicas do período. A educação brasileira nos dias atuais, legislações e perspectivas. |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Educação, gênero e sexualidade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A disciplina consiste em trabalhar temáticas como: A construção cultural do corpo e da sexualidade; infância, pedagogias do corpo, das sexualidades e dos gêneros. Pedagogias culturais, educação e a produção de diferenças sexuais e de gênero. A formação de identidades de meninos e meninas. |
Teoria do Currículo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Concepções teóricas de currículo e seus fundamentos. O campo do currículo na sua complexidade e diversidade teórica: uma análise da construção do conceito. Teorias críticas do currículo e o desvelamento das relações de poder na escola. As teorias pós-críticas: diferença, identidade e diversidade cultural e os novos rumos do currículo. Políticas de Formação de Professores e políticas curriculares: novas diretrizes para a Educação Básica. |
Pedagogia Gestora | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Abordagens sócio históricas das concepções de gestão escolar e educacional. A informação como instrumento de gestão da educação e da escola. Políticas públicas e das estratégias de gestão em educação. A gestão compartilhada e coletiva no espaço escolar. O colegiado, os conselhos escolares e a gestão pedagógica e administrativa da escola. A centralização e a descentralização das decisões gestoras. Importância do projeto pedagógico na gestão escolar. Gestão nas instituições de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Libras (Língua Brasileira de Sinais) | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Línguas de Sinais e minoria linguística. Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo. Função da escola na perspectiva para educação inclusiva. Legislações e políticas públicas para uma educação inclusiva. Linguagem surdez: aspectos históricos educacionais. Cultura surda e identidade. Implicações sócio psicológicas. Linguística da surdez. Direito linguístico dos surdos. Introdução a Língua de Sinais. Processo de aquisição de LIBRAS. Gramática Básica. Morfologia. Sintaxe. Semântica. Fonologia. Alfabeto. Léxico e vocabulário. Expressão corporal como elemento linguístico. Organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos. Noções básicas de escrita de sinais. Formação do educador de surdos. Código de ética dos intérpretes. |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Metodologia da Educação Infantil | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Precursores da educação e as concepções de criança, infância e educação infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil no Brasil (Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96 e Diretrizes Curriculares Nacionais). A formação e o papel do professor na Educação Infantil. |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar. Escolarização. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). |
Estágio Supervisionado I | 0 | 0 | 0 | - | - | 150 | - | 150 |
Princípios Gerais da Administração Escolar | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O trabalho coletivo como princípio do processo educativo. Projeto Político Pedagógico. Compreender as concepções que fundamentam as Teorias das Organizações e de Administração Escolar. Compreensão das concepções que fundamentam a organização do trabalho administrativo-pedagógico. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico. |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Eletiva | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A politicidade da Educação. Educação e o paradigma do oprimido. Educação para além do Capital. A perspectiva crítica de educação e os desafios contemporâneos. Educação Popular. Educação para a Diversidade. Juventude e Educação. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Educação Ambiental e Educação para a paz. |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estratégias de Leitura. Trabalhos Acadêmicos, artigo científico, comunicação científica, ensaio, trabalhos científicos, monografia, dissertação, paper, projeto e trabalho de conclusão de curso. Pesquisa: conceitos, método (dedutivo, indutivo), pesquisa qualitativa, quantitativa, Etapas da pesquisa, técnicas da pesquisa (documental, bibliográfica, seleção de leitura). Conceitos de projeto, Aspectos gráficos do projeto e da monografia. |
Estágio Supervisionado II | 0 | 0 | 0 | - | - | 150 | - | 150 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |