• Uniaraxá Acontece

Alunos do UNIARAXÁ realizam pesquisa durante Copa de Mountain Bike para avaliar benefícios da Crioimersão

Alunos do UNIARAXÁ realizam pesquisa durante Copa de Mountain Bike

De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ, professor Fabrício Borges de Oliveira, a Crioimersão consiste na imersão do corpo, ou parte dele, em água com gelo. “Esta técnica vem sendo amplamente utilizada por diversos atletas, com objetivo de reduzir dores musculares, edemas e otimizar a recuperação pós-atividade física. E o Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ aproveitou a oportunidade da CIMTB para envolver alunos e professores com o objetivo de encontrar resultados significativos da técnica”, explica. Segundo ele, cerca de 30 alunos e sete professores do curso de Fisioterapia participaram ativamente da pesquisa realizada durante os dias do evento.

De acordo com o professor de Fisioterapia do UNIARAXÁ, José Alexandre Bachur, na oportunidade os atletas de Mountain Bike das categorias Elite e

Sub23 foram submetidos à Crioimersão Corporal, a 10ºC por 10 minutos.

Alunos do UNIARAXÁ realizam pesquisa durante Copa de Mountain Bike

Segundo ele, alguns dados dos atletas foram coletados antes da realização das provas, após as provas e após a Crioimersão Corporal. Outros dados foram coletados apenas no momento anterior à realização do esforço físico. “Todos os dados coletados serão analisados e após essa análise os resultados obtidos serão divulgados através de artigos científicos que estarão sendo elaborados pelos alunos sob nossa orientação”, informa.

Bachur informa ainda que, processos de experimentação, além de desenvolver o conhecimento, são fundamentais para a construção de profissionais com habilidades e competências adequadas para o exercício profissional eficiente e ético.