EDILAMAR LUIZA PACHECO

EDILAMAR LUIZA PACHECO

COMPARTILHE
 EDILAMAR LUIZA PACHECO

 

Edilamar Luiza Pacheco é natural de Araxá e filha de Francisco Lázaro Pacheco e Margarida Luiza Pacheco. Nossa homenageada é mãe de Pedro Augusto Pacheco, 23 anos que cursa Sistema de Informação no UNIARAXÁ

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Formação Superior: Pedagogia / Orientação Educacional pela FAFI, Supervisão Escolar pela Faculdades Claretianas de Batatais com especialização em Supervisão Escolar pelo UNIARAXÁ e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental pela UFJF.

ANO DE FORMATURA:

– Pedagogia: 1987

– Supervisão Escolar: 2002

– Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental: 2010

OPÇÃO PELO CURSO

No ensino médio, optou pelo curso profissionalizante para professores conhecido como Magistério na Escola Estadual Dom José Gaspar. Começou a dar aula para crianças do ensino fundamental e da educação infantil, mas sentiu a necessidade de complementar a sua formação com um curso superior e especialização. Escolheu a Pedagogia por acreditar que para ser professor não basta apenas querer ver transformações, é necessário fazer parte dessa transformação e, sendo uma pedagoga foi capaz de fazer parte das mudanças buscadas no âmbito educacional.

RELATO DA EXPERIÊNCIA

“Durante meu período como universitária, foram várias as experiências vividas, umas marcaram mais, outras menos. Dentre todas, cito a convivência com a saudosa Professora Romália, que com suas palavras doces e firmes demonstrava seu amor pela educação, o qual era contagiante e irradiava entre nós, alunos, a certeza de termos feito a escolha certa.

Trouxe-nos seu exemplo de vida profissional; ensinou-nos que, independentemente dos obstáculos encontrados, a persistência e a força de vontade devem prevalecer sempre, por serem qualidades que quebram barreiras, muitas vezes intransponíveis na busca por ideais.

Tendo-a como referência, o curso de Pedagogia foi o grande propulsor de mudanças positivas em minha vida, o que me fez e faz buscar constantemente o aperfeiçoamento pessoal e profissional”.

VIDA PROFISSIONAL – CASES DE SUCESSO

“Sou uma dessas pessoas simples, ponderadas, mas que falam com firmeza, sabedoria e uma inigualável segurança.

Não nasci em berço de ouro, mas tive de meus pais, o saudoso Francisco e Margarida, uma educação de ouro. Segunda filha de uma família composta de mais quatro irmãos, nasci e fui criada no setor sul de Araxá e tive uma infância inesquecível com brincadeiras nos trilhos do trem de ferro. Contar vagões e empinar pipas era meu passa tempo preferido. Sou mãe do jovem Pedro Augusto Pacheco, que herdou de mim o desejo de trabalhar, progredir e mudar a realidade que vivemos”.

Estudo e trabalho

Sua adolescência foi uma verdadeira magia entre o trabalho e o estudo, pois começou a trabalhar muito cedo. Aos 14 anos já trabalhava no comércio local, mas o trabalho nunca foi impedimento para avançar nos estudos e fazer da sua vida, uma vida de realizações.

Escolheu o magistério como profissão por acreditar que a educação é a maior aliada para o desenvolvimento da humanidade e que a missão de um professor é ajudar a transformar os potenciais dos alunos em competências para a vida. Cursou pedagogia com habilitação em administração escolar e Orientação Educacional na FAFI – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá e Supervisão Escolar na Faculdade Claretianas de Batatais.

Especializou-se em Supervisão Escolar pelo UNIARAXÁ e em Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental pela UFJF.

Magistério

“Minha extensa caminhada pelo magistério me oportunizou exercer várias funções dentro da educação como: professora do ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental anos Iniciais e EJA (Educação de Jovens e Adultos), Supervisora Pedagógica, Diretora Escolar, Coordenadora Pedagógica do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Araxá e Tutoria do Programa Nacional de Formação Continuada nas Ações do FNDE – Formação pela Escola e UAITEC-Intel Educar.

No Fórum Municipal de Educação promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa “Sua Escola a 2000 por hora” do Instituto Ayrton Senna em 2008, ministrei Oficina Pedagógica abordando o tema “Blogs na Educação como recurso pedagógico.” Tive várias participações em EACs – Experiência de Aprendizagem Colaborativa – promovida pelo Instituto Ayrton Senna, fóruns, congressos, seminários e palestras.  Mas foi como professora que descobri a facilidade em lidar com o outro, administrar e conviver com as diferenças”.

Compromisso

“Nada melhor que a escola, onde os pensamentos são efervescentes e as ideias surgem a uma velocidade descomunal para testar a disciplina, o gosto e o real compromisso com o que se faz. Para mim, trabalhar com a educação é estar sempre ampliando conhecimentos e sabedoria, é estar em constante aprimoramento do ser, do conviver, do conhecer e do aprender cada vez mais.

Além da atuação na área da educação, também acumulei em minha trajetória de vida várias experiências: trabalhei no comércio local, militei em partidos políticos, tendo inclusive trabalhado na Casa Legislativa de Araxá. Coordenei o Centro de Convivência do Bairro Santa Terezinha; sou sócia Fundadora da ASERPA – Associação dos Funcionários Públicos Municipal de Araxá; fui Presidente do CAC’S FUNDEB gestão 2009/2010 e Conselheira do CAE – Conselho Municipal de Alimentação Escolar.

Atualmente meu tempo está dividido entre o trabalho de Professora Formadora das Tecnologias Educacionais na Escola Municipal Alice Moura, tutoria do Programa Nacional de Formação Continuada nas Ações do FNDE – Formação Pela Escola e os afazeres domésticos.

O constante aprimoramento profissional está presente em minha vida, diante disso participei e conclui com êxito em 2015 a Fase I e Fase II do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares pela Unb e UFU e o Curso de Conselho Municipal de Educação pela UFSJ.

Se me perguntarem a receita para ser feliz, com firmeza respondo: determinação e ousadia para encarar e tentar fazer mudanças, e tranquilidade para vencer os desafios! “.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Atualmente é Professora Formadora das Tecnologias Educacionais na Escola Municipal Alice Moura e tutora do Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola. Depois de atuar diferentes níveis da educação, inclusive como Supervisora Pedagógica em escolas da Rede Municipal de Ensino, Professor Formador das Tecnologias Educacionais na Rede Municipal de Ensino, Diretora da Escola Municipal Professora Leonilda Montandon, Coordenadora Pedagógica do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Professora Interlocutora do Instituto Ayrton Senna – Programa Sua Escola a 2000 por Hora, Tutoria do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Programa Formação pela Escola, Tutoria do Curso Colaboração na Sala de Aula Digital da UATEC/Intel Educar.

Destaque

Sua atuação como presidente do CAC’s – FUNDEB (Conselho Municipal de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Araxá, gestão 2009/2010, foi muito aplaudida, assim como sua atuação como Conselheira do CAE – Conselho Municipal de Alimentação Escola e também como Sócia Fundadora da ASERPA – Associação dos Funcionários Públicos Municipal de Araxá.

UNIARAXÁ

“O UNIARAXÁ é história, é qualidade em educação, é formação de cidadãos para a vida e para o mundo. E, através da qualidade em ensino superior, o UNIARAXÁ proporcionou-me o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que abriram caminhos que marcaram minha vida pessoal e profissional. Na minha humilde opinião, ser diplomado em cursos da UNIARAXÁ é a certeza de um futuro profissional de realizações e de continuar aprendendo sempre”.

 

 

 

***