Vestibular
Presencial
INSCREVA-SE
Vestibular
Presencial
INSCREVA-SE
CENTRAL UNIARAXÁ

Uniaraxá Acontece

Parada da Leitura leva o UNIARAXÁ a uma viagem pelas obras de Guimarães Rosa

COMPARTILHE

Um grande sucesso. Assim se caracterizou mais uma edição da Parada da Leitura, realizada no último dia 07/06, com a participação de Estudantes e Professores de diversos Cursos do UNIARAXÁ. Este ano, a Parada da Leitura homenageou o grande escritor brasileiro Guimarães Rosa; autor da marcante obra literária “Grande Sertão: Veredas”. O evento levou todos os participantes a uma incrível viagem pelas obras e pela história de vida do escritor.

A Professora e Coordenadora do Suporte Pedagógico do UNIARAXÁ, Maria Celeste de Moura, conta um pouco sobre a idealização do projeto. “A Parada da Leitura é um evento que muito orgulha o UNIARAXÁ! A proposta para que fosse realizado esse grande projeto envolvendo a leitura veio do Reitor José Oscar de Melo e foi acolhida por toda a Instituição. Vários setores trabalham para que ele se torne viável: Suporte Pedagógico; Extensão; Marketing; Recursos Humanos; entre outros. A cada edição, um Curso fica responsável pela criação e sustentação da “Parada”! Na primeira (segundo semestre de 2017) houve um “Júri Simulado” baseado na obra de Machado de Assis “A Cartomante”, com o suporte do Curso de Direito, liderado pelo professor Francisco Ilídio.  Na segunda, bem recente, a viagem pelo mundo de Guimarães Rosa teve o apoio especial do Curso de Pedagogia, coordenado pela professora Fabíola Melo. A próxima versão, a ser realizada no segundo semestre de 2018, mergulhará  no “Mundo Assombrado pelos Demônios”, de Carl Sagan, e os cursos que promoverão essa imersão serão Engenharia Ambiental e Engenharia Civil”, conta.

Foram apresentados alguns vídeos sobre as obras de Rosa como também foi feita a leitura de “A Terceira Margem do Rio”; ressaltando, assim, a grandeza de suas obras. O destaque foi para a apresentação teatral da noite, que enriqueceu a Parada da Leitura e levou todos os presentes a uma bonita reflexão sobre a vida no sertão brasileiro. Os atores encenaram trechos das obras de Guimarães Rosa os quais emocionaram o público. O evento teve, ainda, a participação e o apoio do FLIARAXÁ: Festival de Literatura, realizado anualmente na cidade de Araxá; e, que vem ganhando cada vez mais notoriedade nacional.

Ainda segundo a Professora Celeste, a Parada da Leitura também simboliza o resgate pelo gosto da leitura. “O intuito da atividade é envolver a todos(as) em um momento ímpar de contato com os grandes autores nacionais e internacionais, além de resgatar o gosto pela leitura, tão desgastado em nosso país. Afinal, como está na obra do grande Guimarães Rosa “a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total”, destaca.

O UNIARAXÁ acredita que a leitura consiste em uma importante ferramenta na construção de uma sociedade melhor, mais ética e plural. Eventos como a Parada da Leitura são de crucial importância nessa construção social; pois, por meio da leitura de obras de grandes autores, é possível construir conhecimentos e levar aos Estudantes reflexões significativas, tanto para a sua vida profissional quanto pessoal.