Acessibilidade Instrumental e Tecnológica

HOMEInstituição Inclusão e Acessibilidade no Uniaraxá Acessibilidade Instrumental e Tecnológica

Acessibilidade Instrumental e Tecnológica

O UNIARAXÁ disponibiliza as ferramentas de estudo, necessárias à superação de barreiras; priorizando, sobretudo, a qualidade do processo de inclusão plena.

São disponibilizadas ferramentas de auxílio (softwares) para deficientes visuais: Braille Fácil, DosVOX, Mecdaisy e Jaws. Há sinalização em Braille, nas dependências da Instituição, parceria com a Seção Braille da Biblioteca Pública Municipal, além de material diferenciado para atender a essa necessidade.

Nesse contexto, o Centro Universitário, ainda, promove a comunicação interpessoal, eliminando barreiras que interpõem o diálogo, com a disponibilização de meios comunicativos e tecnológicos, tais como equipamentos de multimídias, laboratórios de informática, com softwares específicos, teclados em Braille, e, quando necessário, há disponibilização, em seu quadro de pessoal, de colaboradores e docentes aptos a auxiliar e serem intérpretes em LIBRAS.

Há disponíveis também, as máscaras para teclado, que tem finalidade de auxiliar usuários com pouca coordenação motora e/ou mobilidade reduzida.

Dentre as ferramentas de auxílio ainda existe na Biblioteca do UNIARAXÁ:

  1. Lupa eletrônica: ampliação: 16 a 28 vezes;
  2. Lupa manual – tipo I: ampliação mínima de 10 vezes, com armação fixa;
  3. Lupa manual – tipo II: ampliação de 5 vezes, com armação fixa;
  4. Lupa horizontal: lupa em barra com aumento de 2,5 vezes; com 15 cm de comprimento;
  5. Alfabeto braille: confeccionado em material plástico polipropileno ou similar;
  6. Plano inclinado/suporte para leitura: suporte para livro, com três níveis reguláveis de inclinação; indicado para leitura de alunos com baixa visão;
  7. Globo terrestre tátil: globo em alto relevo que permite identificar os meridianos, os paralelos, as porções de terra, de água e as cadeias de montanhas;
  8. Calculadora sonora: mensagens em Português;
  9. Kit desenho geométrico: régua de 30 cm; transferidor de 180 graus;
  10. Reglete de mesa e prancheta;
  11. Punção: punção em modelo anatômico;
  12. Soroban: soroban de estrutura retangular com 21 eixos em aço;
  13. Guia de assinatura: guia para assinatura em metal com travas laterais antiderrapantes, com orifício retangular padronizado para cheque e outros documentos.

Acessibilidade no UNIARAXÁ