Historico

HISTÓRICO

Conheça um pouco sobre a nossa trajetória e veja o quanto já caminhamos

No final da década de 60, vários produtores rurais, profissionais liberais e autoridades constituídas – preocupados com o destino de Araxá e, notadamente, com o êxodo de nossos jovens para outras regiões em busca de cursos superiores – reuniam-se nas fazendas para confabular e destes encontros nasceu e frutificou a idéia de se criar uma Instituição de Ensino Superior em Araxá. Começaram pelo “Livro de Ouro”, no qual foram registradas as contribuições iniciais dos simpatizantes à idéia, pois se fazia exigência da criação de uma Fundação Cultural e que esta detivesse um patrimônio.

Em 1972, foi criada a Fundação Cultural de Araxá, através da Lei Municipal nº 1.199/72, modificada pela Lei Municipal nº 1.222/73. O alicerce vigoroso estava pronto para receber a magnífica construção…. e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá, primeira Unidade de Ensino Superior desta cidade, teve sua autorização de funcionamento concedida pelo Decreto Presidencial nº 72.688, de 24/8/1973. Estavam, assim, autorizados os Cursos de Letras, Pedagogia e Estudos Sociais, posteriormente reconhecidos pelos seguintes atos legais: Decreto nº 77.944/76 (Estudos Sociais), Decreto nº 80.025/77 (Pedagogia) e Decreto nº 79.270/77 (Letras).

Durante os anos 70 e 80, a FAFI de Araxá, como ficou conhecida, prestou significativos serviços à cidade e municípios vizinhos, graduando professores e dando a todas as escolas a possibilidade de deixar para trás o tempo dos leigos para trabalhar com professores tecnicamente preparados e legalmente habilitados para o exercício do magistério nos níveis à época denominados como 1º e 2º graus.

As amplas transformações ocorridas no final da década de 80 e o término dos embargos do governo federal à abertura de novos cursos superiores levaram a novas conquistas e investimentos.

Em 14/5/2002, por ato do Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Itamar Gautiero Franco, através do Decreto nº 42.583, as Faculdades Integradas do Alto Paranaíba – FIAP foram transformadas em Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ, com a posse da primeira Reitoria em 03/06/2002. Um marco auspicioso na história da educação regional.