Extensão

HOMEExtensão

EXTENSÃO

A Extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre o Ensino Superior e a sociedade. Entende-se que a Extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à Comunidade Acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração, na prática, do conhecimento acadêmico.

Desde 2004, a Extensão vem implementando e apoiando programas que atuam diretamente com as comunidades – quer sejam institucionalizadas pela administração pública, quer sejam associações de bairro, Instituições de Ensino, Instituições de Filantropia bem como crianças, jovens, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais, crianças e jovens que vivem situações de vulnerabilidade de risco.

A definição dos objetivos das ações extensionistas está em consonância com as políticas institucionais:

  • Promover a integração do Ensino e da Pesquisa com as demandas institucionais e sociais.
  • Incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social e política.
  • Democratizar o conhecimento acadêmico por meio da articulação e integração com a sociedade.
  • Contribuir para as mudanças curriculares e conteúdos programáticos.
  • Reconhecer as ações extensionistas como atividades complementares nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ensino Superior.
  • Promover ações, sob a forma de consórcios, redes ou parcerias, visando ao intercâmbio e à cooperação interinstitucional e internacional.
  • Incentivar e apoiar a produção acadêmica.
  • Promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Manter programas de apoio para elevar a autoestima e promover a integração, o bem estar social e o desenvolvimento pessoal e profissional de professores, alunos, técnico-administrativos e comunidade em geral.

Dessa forma, a Extensão tem se constituído em importante atividade desenvolvida pelo UNIARAXÁ; contribuindo, sobremaneira, para a formação profissional responsável e cidadã, dos que dela participam; evidenciando, assim, a inserção e a integração do UNIARAXÁ com a sociedade, possibilitando, ainda, o estreitamento de vínculos entre as partes.

Cursos de Extensão