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Curso

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MBA Executivo em Políticas Públicas Lato Sensu

Duração Semestres
Regime Semestral
Turno Diurno
Vagas 60

MBA Executivo em Políticas Públicas Lato Sensu

O campo do conhecimento destinado ao estudo de políticas públicas assume uma grande relevância para a academia contemporânea, tanto pela fundamentação que analisa o papel e o tamanho do Estado, quanto pela ênfase nos estudos sobre a ação dos governos. Com o crescente aumento das exigências e complexidade de mercado no que se refere à área pública (crises éticas e de representatividade), as organizações e profissionais precisam se desenvolver para sair à frente e serem mais eficientes e eficazes. Uma forma de obter este diferencial é através do aumento no conhecimento técnico e das habilidades em Gestão, Administração e Políticas Públicas.
A noção de políticas públicas está ligada conceitualmente à formulação de ideias, arranjos institucionais e interesses envolvidos na resolução de problemas políticos. Mais do que prover benefícios ou regular danos, trata-se de escolhas, criação de processos, e compromissos que mostram as prioridades governamentais. Por isso a gestão e a elaboração técnica das políticas públicas constituem um componente essencial da relação Estado-Sociedade.
Nesse sentido, entendemos as políticas públicas como prática de Estado, através de programas e ações voltadas para setores específicos da sociedade, onde o mesmo se coloca como responsável pela implementação e manutenção, a partir de um processo de tomada de decisões que compreendem diversos atores.
Cursos que envolvem o aprimoramento do sistema público são desafiadores, instigantes e mobilizadores. Esperamos contribuir com a sociedade, através da apresentação de práticas produtivas. Mais especificamente, cidadãos, funcionários de organizações públicas de toda natureza, governos, agentes políticos, representantes públicos, membros de partidos, comunidades, atores locais, estudiosos e pesquisadores do tema podem beneficiar-se desta proposta, por uma formação especializada e aprofundada das temáticas inter-relacionadas.

Formação

Formar profissionais transformadores para atuar em organizações públicas, com a capacidade de oferecer aos cidadãos serviços de qualidade, aptos para a cooperação e o trabalho em prol da sociedade e da transformação social, desenvolver, implementar e avaliar políticas e ações de governo, na esfera legislativa e executiva

Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • MÓDULO I - FORMAÇÃO BÁSICA
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Tendências Contemporâneas de Gestão - - - - - - - 16
    Tendências em Gestão de Carreira e Negócios - - - - - - - 16
    Liderança e Comunicação interpessoal - - - - - - - 16
    Negociação Estratégica e Administração de Conflitos - - - - - - - 16
  • MÓDULO II - FORMAÇÃO GERAL E ESPECÍFICA
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História político-administrativa do Brasil (formação do Estado, reformas e burocracia) - - - - - - - 24
    Estado, Governo, Mercado e Sociedade Civil - - - - - - - 24
    Desenvolvimento Local e Regional - - - - - - - 16
    Gestão Estratégica no setor público, cultura e mudança organizacional - - - - - - - 24
    Políticas Públicas: ciclo e práticas bem-sucedidas do Mainstream saúde, educação e segurança - - - - - - - 24
    O federalismo brasileiro - - - - - - - 8
    Estados de bem-estar, espectros políticos, partidos e governos - - - - - - - 32
    Marcos Jurídico do Estado Brasileiro - - - - - - - 24
    Captação de recursos - - - - - - - 8
  • MÓDULO III - APROFUNDAMENTO
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Planejamento e orçamento público - - - - - - - 16
    Redes públicas de cooperação em ambientes federativos - - - - - - - 16
    Nova Administração Pública (NAP) e Novo Serviço Público (NSP) - - - - - - - 16
    Instâncias deliberativas de participação popular, accountability, controle social e gestão participa - - - - - - - 16
    Teorias dos processos das políticas públicas - - - - - - - 16
    Oficina para Elaboração de Leis e Projetos - - - - - - - 16
    Trabalho de conclusão de curso – TCC - - - - - - - 16

Coordenação do Curso

Renato Ganzarolli de Castro Mendonça Coordenador Titular

Professor do curso de Direito do Centro Universitário do Planalto de Araxá, é mestrando em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia, e pós-graduado Lato Sensu em Direito Civil, pela mesma instituição. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá . Tem experiência acadêmica em áreas do Direito Público e suas correlatas, como Direito Penal, Processual Penal e Civil, Teoria Geral do Processo, Direito Ambiental e Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente também coordena um dos programas de Pós Graduação da Uniaraxá, na forma do MBA Executivo de Políticas Públicas. É atualmente advogado, já exerceu o cargo de Consultor Jurídico em Direito Administrativo e Processos Legislativos. Foi Assessor de Planejamento Estratégico e Consultor Novos Negócios, e previamente atuou como Gerente Operacional na área administrativa, em áreas de Consultoria Jurídica Preventiva, em ativos trabalhistas, contratos e Direito Empresarial.

Última atualização 02/07/2018