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MBA Executivo em Políticas Públicas Lato Sensu

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Duração Semestres
Regime Semestral
Turno Diurno
Vagas 60

MBA Executivo em Políticas Públicas Lato Sensu

O campo do conhecimento destinado ao estudo de políticas públicas assume uma grande relevância para a academia contemporânea, tanto pela fundamentação que analisa o papel e o tamanho do Estado, quanto pela ênfase nos estudos sobre a ação dos governos. Com o crescente aumento das exigências e complexidade de mercado no que se refere à área pública (crises éticas e de representatividade), as organizações e profissionais precisam se desenvolver para sair à frente e serem mais eficientes e eficazes. Uma forma de obter este diferencial é através do aumento no conhecimento técnico e das habilidades em Gestão, Administração e Políticas Públicas.
A noção de políticas públicas está ligada conceitualmente à formulação de ideias, arranjos institucionais e interesses envolvidos na resolução de problemas políticos. Mais do que prover benefícios ou regular danos, trata-se de escolhas, criação de processos, e compromissos que mostram as prioridades governamentais. Por isso a gestão e a elaboração técnica das políticas públicas constituem um componente essencial da relação Estado-Sociedade.
Nesse sentido, entendemos as políticas públicas como prática de Estado, através de programas e ações voltadas para setores específicos da sociedade, onde o mesmo se coloca como responsável pela implementação e manutenção, a partir de um processo de tomada de decisões que compreendem diversos atores.
Cursos que envolvem o aprimoramento do sistema público são desafiadores, instigantes e mobilizadores. Esperamos contribuir com a sociedade, através da apresentação de práticas produtivas. Mais especificamente, cidadãos, funcionários de organizações públicas de toda natureza, governos, agentes políticos, representantes públicos, membros de partidos, comunidades, atores locais, estudiosos e pesquisadores do tema podem beneficiar-se desta proposta, por uma formação especializada e aprofundada das temáticas inter-relacionadas.

Formação

Formar profissionais transformadores para atuar em organizações públicas, com a capacidade de oferecer aos cidadãos serviços de qualidade, aptos para a cooperação e o trabalho em prol da sociedade e da transformação social, desenvolver, implementar e avaliar políticas e ações de governo, na esfera legislativa e executiva

Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • MÓDULO I - FORMAÇÃO BÁSICA
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Tendências Contemporâneas de Gestão - - - - - - - 16
    Tendências em Gestão de Carreira e Negócios - - - - - - - 16
    Liderança e Comunicação interpessoal - - - - - - - 16
    Negociação Estratégica e Administração de Conflitos - - - - - - - 16
  • MÓDULO II - FORMAÇÃO GERAL E ESPECÍFICA
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História político-administrativa do Brasil (formação do Estado, reformas e burocracia) - - - - - - - 24
    Estado, Governo, Mercado e Sociedade Civil - - - - - - - 24
    Desenvolvimento Local e Regional - - - - - - - 16
    Gestão Estratégica no setor público, cultura e mudança organizacional - - - - - - - 24
    Políticas Públicas: ciclo e práticas bem-sucedidas do Mainstream saúde, educação e segurança - - - - - - - 24
    O federalismo brasileiro - - - - - - - 8
    Estados de bem-estar, espectros políticos, partidos e governos - - - - - - - 32
    Marcos Jurídico do Estado Brasileiro - - - - - - - 24
    Captação de recursos - - - - - - - 8
  • MÓDULO III - APROFUNDAMENTO
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Planejamento e orçamento público - - - - - - - 16
    Redes públicas de cooperação em ambientes federativos - - - - - - - 16
    Nova Administração Pública (NAP) e Novo Serviço Público (NSP) - - - - - - - 16
    Instâncias deliberativas de participação popular, accountability, controle social e gestão participa - - - - - - - 16
    Teorias dos processos das políticas públicas - - - - - - - 16
    Oficina para Elaboração de Leis e Projetos - - - - - - - 16
    Trabalho de conclusão de curso – TCC - - - - - - - 16

Coordenação do Curso

Renato Ganzarolli de Castro Mendonça Coordenador Titular

Professor do curso de Direito do Centro Universitário do Planalto de Araxá, é mestrando em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia, e pós-graduado Lato Sensu em Direito Civil, pela mesma instituição. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá em 2009. Tem experiência acadêmica nas áreas de Direito Processual Civil, Direito Penal e Medicina Legal, e tem experiência profissional em Direito Privado, com ênfase no Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Empresarial. Exerceu o cargo de Assessor de Planejamento Estratégico e Consultor Novos Negócios, e previamente atuou como Gerente Operacional na área administrativa, em áreas de Consultoria Jurídica Preventiva, em ativos trabalhistas, contratos e Direito Empresarial.

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Última atualização 03/07/2017