MBA Executivo em Gestão Empresarial Lato Sensu
Tendo em vista as rápidas transformações que ocorrem no mundo e os desafios enfrentados pelos mercados que questionam os modelos tradicionais de gestão das empresas, faz-se necessária uma constante atualização dos processos de administração de negócios, buscando a competitividade e a busca de padrões mais elevados de qualidade.
A globalização das economias e dos mercados, fruto principal de mudanças políticas e tecnológicas, derrubou algumas barreiras. Temas como qualidade total, reengenharia, alianças estratégicas, globalização dos mercados, benchmarking, logística integrada e outras técnicas estão rapidamente ganhando espaço em qualquer local onde são discutidos caminhos e alternativas para a busca da excelência na gestão dos negócios.
Nos últimos anos, também se fortaleceu no País, a consciência da cidadania, que se reflete no clamor por maior transparência na condução dos negócios públicos e privados e por maiores e melhores informações públicas, enquanto direito do cidadão. Os direitos do consumidor recebem respaldo da força da lei e a competitividade impõe a transformação do comportamento em relação a clientes e funcionários.
O curso de Gestão Empresarial visa capacitar os profissionais para uma cultura organizacional efetiva por intermédio da consolidação de conceitos e práticas contemporâneas voltadas à maximização do emprego de recursos das empresas. Para tal, pretende desenvolver a capacidade de análise crítica e criatividade dos profissionais na busca de resolução dos problemas das empresas e habilitar os profissionais a assumirem posições de maior responsabilidade gerencial e social.
Graças ao conteúdo programático, o curso oferece aos alunos um referencial teórico, conceitual e prático, capaz de alinhá-los às novas demandas do mercado nacional.
Formação
Potencializar características que fomentem a capacitação dos profissionais para uma gestão de negócios efetiva por intermédio da consolidação de conceitos e práticas contemporâneas voltadas à maximização do emprego de recursos das empresas. Para tal, pretende-se desenvolver a capacidade de análise crítica e criatividade dos profissionais na busca de resolução dos problemas das empresas e habilitar os profissionais a assumirem posições de maior responsabilidade gerencial e social.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Tendências em Gestão de Carreira e Negócios | - | - | - | - | - | - | - | 16 |
Trabalhar o desenvolvimento das competências e habilidades dos pós-graduandos para a realidade de um mercado altamente desafiador e competitivo. Aprimorar as habilidades para identificação e solução de problemas, tomada de decisão, inteligência emocional, criatividade e gestão de marca pessoal e profissional. |
Liderança Executiva e Modelos Gerenciais | - | - | - | - | - | - | - | 24 |
Evolução do pensamento administrativo. Processos nas organizações. Cultura organizacional. Modelos e processos de comunicação. Negociação. Gestão de Conflitos. Trabalho em equipe. Liderança formal e informal. Poder e autoridade. Funções da liderança. Características do líder. Estilos de liderança. |
Matemática Financeira aplicada à Finanças | - | - | - | - | - | - | - | 24 |
Juros simples e compostos. Taxas de juros efetivas e nominais. Valor presente e futuro de um capital. Descontos. Sistemas de amortização - SAC e PRICE. Séries de pagamentos. Fluxos de caixa e projeções financeiras. Equivalência de fluxo de caixa. Análise de investimentos: Valor presente líquido, Taxa interna de retorno e payback. Uso da calculadora HP 12C. |
Marketing Estratégico e Comunicação Integrada | - | - | - | - | - | - | - | 24 |
Processos internos de comunicação. Endomarketing. Relações com o mercado. |
Gestão em Supply Chain: Otimização da Cadeia Logística | - | - | - | - | - | - | - | 24 |
Cadeia de suprimentos. Cadeia de suprimentos e estratégias do negócio da empresa. Planejamento, organização e otimização dos processos estratégicos da cadeia de suprimentos. A Tecnologia da Informação na cadeia de suprimentos |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Contabilidade Aplicada à Finanças | - | - | - | - | - | - | - | 24 |
Campo de atuação e finalidade da contabilidade. Objeto de estudo: o Patrimônio e sua Dinâmica. Registro Contábil. Regimes de Contabilização. Estoques. Competência do exercício. Balanço Patrimonial, Determinação dos quocientes de liquidez e endividamento. Análise das Demonstrações Financeiras. |
Gestão de Operações, Produção e Serviços | - | - | - | - | - | - | - | 24 |
Gestão de Operações, Produção e Serviços. Gestão de Processos. Projetos de Produtos e Serviços. Seleção de Processos de Produção e Serviços Planejamento da Capacidade. Planejamento e Controle da Produção. Arranjo Físico de Produção e Serviços. Planejamento e Análise da Localização |
Team Building, Equipes de Alta Performance e Gestão de Pessoas | - | - | - | - | - | - | - | 24 |
Processos de gestão de pessoas. Motivação, liderança, consolidação de equipes nas organizações. |
Precificação Estratégica e Finanças | - | - | - | - | - | - | - | 24 |
Funções da administração financeira, Análise do desempenho empresarial. Alavancagem e ponto de equilíbrio. Planejamento financeiro e orçamento. Estruturação dos preços. Preços e custo financeiro. Preços no setor industrial, comercial e de serviços. Formação dos preços e do lucro. Preços para o mercado externo. |
Governança Corporativa | - | - | - | - | - | - | - | 16 |
Introdução à Governança Corporativa. A Governança Corporativa no Brasil e no mundo. A estrutura da Governança Corporativa. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão Estratégica da Informação | - | - | - | - | - | - | - | 32 |
Sistemas de Informação, Sistemas de Apoio a Gestão e a Decisão. Planejamento de sistemas de informações. Governança de TI. |
Economia Empresarial | - | - | - | - | - | - | - | 16 |
Oferta e demanda. Elasticidade. Teoria do Consumidor. Teoria da firma. Estruturas de mercado. Consumo, poupança e investimento. Governo. Inflação, moeda, juros e câmbio. O setor externo: exportações, importações e investimentos. |
Gestão Estratégica de Negócios | - | - | - | - | - | - | - | 32 |
Evolução do Conceito de Estratégia. Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva. Processo de Elaboração da Estratégia Empresarial. Concepção Estratégica. Diagnóstico Estratégico. Construção de Cenários. Integrando a Estratégia Empresarial à Realidade Empresarial. Definição de objetivos. O Processo de Definição de Objetivos. Avaliação Estratégica. |
Gestão da Qualidade | - | - | - | - | - | - | - | 24 |
Fundamentos. Histórico da qualidade. Planejamento para a qualidade. Custos da qualidade. Qualidade em serviços. Ferramentas da qualidade na resolução de problemas. Qualidade Total. Normas. |
Empreendedorismo e Plano de Negócio | - | - | - | - | - | - | - | 16 |
Escolha do negócio, conjuntura econômica, planejamento e estratégia, organização da empresa, marketing, operações, contabilidade e finanças para empreendedores, planejamento e implantação do negócio |
Trabalho De Conclusão De Curso – TCC | - | - | - | - | - | - | - | 16 |
Orientação para elaboração de trabalho científico – aspectos formais e de conteúdo, tendo como eixo norteador, assuntos que envolvam a área de especialização. |