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MBA em Gestão de Serviços de Saúde Pública Lato Sensu

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Duração Semestres
Regime Semestral
Turno Diurno
Vagas 60

MBA em Gestão de Serviços de Saúde Pública Lato Sensu

A área da saúde contempla no âmbito público e privado do sistema de serviços, ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e gestão em saúde, visando o cuidado integral do indivíduo.
Essas ações são desempenhadas por uma diversidade de profissionais, com maior destaque para os profissionais de saúde, que enquanto gestores de serviços de saúde, cada dia mais devem estar aptos para desenvolvê-las tanto a nível individual quanto coletiva, bem como assegurando que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde.
Percebe-se no cenário dos sistemas e serviços de saúde, a incorporação de tecnologias diversas, em ritmo crescente, de saberes e práticas em saúde, que subsidiam as atividades dos gestores deste setor, conferindo uma especificidade ao campo da saúde que exige destes profissionais competências e habilidades particulares para atuar na gestão dos serviços.
Neste contexto, os profissionais de saúde, devem ser capazes de gerenciar e administrar a força de trabalho, os recursos físicos, materiais, financeiros visando o uso apropriado e o custo-efetividade; de pensar criticamente; de analisar as informações em saúde, a fim de definir prioridades para a gestão e formular políticas institucionais; de gerenciar conflitos; de assumir posições de liderança frente à equipe e comunicação interpessoal.
A opção pela profissionalização nesta área atenderá a uma demanda local, na perspectiva da superação dos limites de eficácia e de eficiência do setor, qualificando a gestão da saúde no Sistema Único de Saúde – SUS e se colocando como uma resposta à demanda nacional e regional pela profissionalização do componente gerencial e de gestão em saúde.
A Pós em Gestão de Serviços de Saúde Pública pretende oferecer instrumentos e solidificar conhecimentos gerenciais para todos aqueles que atuam como gestores, mas também aos que pretendem exercer esta função, ou aprofundar seus estudos na área, independente de sua formação acadêmica.
Nestes termos, pensar em um curso voltado para a gestão de serviços em saúde, é almejar a melhoria do nível de saúde, partindo do pressuposto que os profissionais que atuam na área da saúde, ao reconhecerem seu importante papel de gestor na organização do local de trabalho, na utilização eficiente dos recursos disponíveis para produzir serviços de saúde, na gestão de pessoas, na prestação de serviços à comunidade, na corresponsabilidade pelo monitoramento dos indicadores de saúde, sejam possíveis influenciar positivamente na melhoria da qualidade dos serviços e da saúde da população.

Formação

Preparar os profissionais para atuarem nas organizações de saúde, fornecendo conhecimentos, instrumentos, ferramentas e técnicas que auxiliem o profissional a desenvolver competências e habilidades para a gestão de serviços em saúde, a fim de que o mesmo possa, ao final do curso, atuar em serviços e sistemas de saúde, com responsabilidades de gestão da atenção à saúde.

Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • MÓDULO I: FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM SERVIÇOS
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Estrutura Organizacional do SUS - - - - - - - 24
    Financiamento das ações e serviços públicos de saúde - - - - - - - 16
    Regulação, Avaliação e Controle no SUS e Judicialização da Saúde - - - - - - - 24
    Auditoria no Sistema de Saúde - - - - - - - 24
  • MÓDULO II: VIGILÂNCIA E PROGRAMAS DE ATENÇÃO
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Contexto da Vigilância em Saúde - - - - - - - 16
    Vigilância Epidemiológica, Sanitária e do Trabalhador - - - - - - - 16
    Gestão de Sistemas de Informação - - - - - - - 16
    Gestão da Atenção Básica - - - - - - - 16
  • MÓDULO III: PLANEJAMENTO E GESTÃO
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Gestão Financeira e de Custos em Saúde - - - - - - - 16
    Gestão de Suprimentos, Estoques e Controle de Serviços - - - - - - - 16
    Gestão por Blocos de Atenção a Saúde - - - - - - - 16
    Planejamento e Programação no SUS - - - - - - - 16
  • MÓDULO IV: GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Comportamento Organizacional em Instituições de Saúde - - - - - - - 16
    Gestão de Pessoas e Avaliação do Desempenho Humano - - - - - - - 16
    Gestão do Trabalho em Equipe em Serviços de Saúde - - - - - - - 8
    Relacionamento: Cliente Externo e Interno - - - - - - - 8
  • MÓDULO V: GESTÃO DA QUALIDADE
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Gestão da Qualidade - - - - - - - 16
    Direitos do Usuário do SUS - - - - - - - 8
    Ética, Comportamento e Formação em Saúde - - - - - - - 8
    Biossegurança, Riscos e Segurança do Paciente - - - - - - - 16
  • MÓDULO IV: LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Inovação e empreendedorismo na saúde - - - - - - - 16
    Liderança Empreendedora - - - - - - - 8
    Gestão de Projetos - - - - - - - 8
    Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - - - - - - - 16

Coordenação do Curso

NARA TALITA PORTO DE FARIA Coordenador Titular

Enfermeira graduada pelo Uniaraxá (2006). Mestre em Promoção de Saúde pela UNIFRAN (2013). Docente no Centro Universitário do Planalto de Araxá, atuando como Coordenadora do Curso de Enfermagem (desde 2013) ; Docente do Curso de Enfermagem (desde 2009), Membro do Colegiado de Ética em Pesquisa do Uniaraxá (2016). Membro Conselho Diretor FCA (desde 2015). Coordenadora da Atenção Primária a Saúde de Araxá (2014 a 2017). Membro Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (2017), Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública.

Última atualização 02/01/2018