Vestibular
Presencial
Vestibular
Presencial
CENTRAL UNIARAXÁ

Curso

Letras (Português/Inglês) (Licenciatura)

Ato de Autorização:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicado 10/05/18Centro Universitário

Ato de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

COMPARTILHE

Letras (Português/Inglês) Licenciatura

•Atuar com zelo e qualidade nos diversos campos de trabalho, com visão sistêmica e crítica;
•compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da sua formação;
•desenvolver a articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo;
•planejar, executar e avaliar as atividades educativas;
•conhecer e aplicar ao campo da educação as contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico e o cultural;
•entender a escola como uma organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
•produzir, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da área educacional;
•lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos;
•assumir sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
•dominar de forma estrutural e funcional as línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
•refletir sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.

Formação

O curso de Letras do UNIARAXÁ visa formar profissionais competentes, conscientes de sua atuação na sociedade, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal nos contextos oral e escrito, observando as características regionais em que o UNIARAXÁ se insere, como também as do país.



Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ética 78 2 80 - - - - 80
    Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares (Fundamentos da EAD) 40 - 40 - - - - 40
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Introdução aos Estudos Linguísticos 78 2 80 - - - - 80
    História e Filosofia da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 80 - 80 - - - - 80
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
    Literatura Portuguesa I 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 40 - 40 - - - - 40
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Didática 78 2 80 - - - - 80
    Literatura Portuguesa II 78 2 80 - - - - 80
    Estudo do Texto: Coerência, Coesão e Tipologia 38 2 40 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 80 - 80 - - - - 80
  • Módulo V
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Fonética e Fonologia do Português 78 2 80 - - - - 80
    Teoria Literária 38 2 40 - - - - 40
    Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
    Língua Inglesa I 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 40 - 40 - - - - 40
  • Módulo VI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Sociolinguística 38 2 40 - - - - 40
    Morfologia do Português 78 2 80 - - - - 80
    Língua Inglesa II 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 80 - 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado I - - - - - - - 100
  • Módulo VII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Literatura Brasileira I 78 2 80 - - - - 80
    Metodologia e Prática de Ensino em Língua Portuguesa 78 2 80 - - - - 80
    Língua Inglesa III 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 40 - 40 - - - - 40
  • Módulo VIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Literatura Brasileira II 78 2 80 - - - - 80
    Libras 78 2 80 - - - - 80
    Língua Inglesa IV 78 2 80 - - - - 80
    Sintaxe de Português 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado II - - - - - - - 100
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 80
  • Módulo IX
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Psicologia da Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
    Literatura Brasileira III 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo X
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Metodologia e Prática de Ensino em Língua Inglesa 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 40 - 40 - - - - 40
    Estágio Supervisionado III - - - - - - - 100
  • Módulo XI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Análise do Discurso 78 2 80 - - - - 80
    Semântica e Pragmática 78 2 80 - - - - 80
    Linguística Aplicada 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Prática de Aprofundamento 80 - 80 - - - - 80
  • Módulo XII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Literatura em Língua Inglesa 78 2 80 - - - - 80
    Trabalho de Conclusão de Curso 80 - 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado IV - - - - - - - 100

Coordenação do Curso

Ana Paula Martins Ribeiro Coordenador Titular

Mestre em Geologia pela Universidade de Brasília – UNB (2011).
Especialista em Geoprocessamento Ambiental pela Universidade de Brasília – UNB (2013).
Bacharel em Geografia pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2014).
Licenciada em Geografia pela União Pioneira de Integração Social - UPIS (2006).
Atua como Pesquisadora e Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Licenciatura em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD) do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ).
Atuou de 2010 a 2017 como Professora Autora, Professora Supervisora e Tutora no curso de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância da Universidade de Brasília (EaD/UnB). Atuou de 2015 a 2017 como Diretora de Comunicação e Publicações da Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Brasília (SBG/NBR).
Têm experiência em Geociências, com ênfase na área de Educação Superior em Geologia e Geografia Física; bem como nas áreas de pesquisa em Mineralogia, Petrologia e Sedimentologia, na Universidade de Brasília (UnB). Em Ciências Humanas, como professora de geografia nos níveis Fundamental e Médio, na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). E como assistente de curadoria no Museu de Geociências da Universidade de Brasília (MGeo/UnB), trabalhando com conservação de acervo; descrição de amostras de rochas, minerais e fósseis; no desenvolvimento de um inventário de peças; auxiliando na organização de eventos; e ministrando cursos, minicursos e palestras de extensão.

Laboratórios utilizados pelo do Curso

Catálogo de Laboratórios
Catálogo de Laboratóriosmore_vert


Saiba +

Catálogo de Laboratóriosclose

Para atender às necessidades acadêmicas e melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, o UNIARAXÁ investe em seus laboratórios...

Atividades do Curso

Corpo docente do Curso

Última atualização 02/07/2018