Curso

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO PARA ESTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO


Fazer Inscrição

Docência Universitária Lato Sensu

COMPARTILHE
Duração Semestres
Regime Semestral
Turno Diurno
Vagas 60

Docência Universitária Lato Sensu

As últimas décadas têm sido marcadas por profundas transformações em todos os níveis da sociedade. O dinâmico contexto científico e tecnológico atual exige constantes adaptações dos indivíduos à nova realidade, para a qual nem sempre estão preparados. Dentro dessa visão de mundo em mudança, a universidade, como parte inseparável da totalidade social, é pressionada no sentido de mudar o paradigma educacional, principalmente no que se refere à prática pedagógica que a caracteriza. Nesse sentido, o Curso de Pós-Graduação em “Docência Universitária” é proposto, visando a atender à crescente demanda de formação continuada de docentes que atuam ou pretendem atuar no Magistério Superior. Sendo assim, a realização do Curso de Especialização proposto se justifica pela possibilidade de satisfazer às exigências da constante qualificação desse profissional em uma perspectiva crítico-reflexiva sobre a realidade, com foco na pesquisa, na produção de conhecimento e na possibilidade de intervenção social. A proposta pretende atender também aqueles profissionais que se tornaram docentes universitários, mas não possuem em seus currículos as disciplinas relativas à docência, necessitando de uma complementação teórico-prática em sua formação pedagógica.

Formação

Promover a Formação Continuada de Professores do Ensino Superior, a partir da reflexão sobre o papel da universidade no contexto atual e dos pressupostos filosóficos, epistemológicos e pedagógicos que fundamentam o fazer da docência, para que estes possam desenvolver estudos, pesquisas e práticas inovadoras no exercício do Magistério.

Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • MÓDULO I: Fundamentos da Docência Universitária
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Introdução ao Estudo da Docência Universitária: Aspectos Teórico-Práticos do Curso - - - - - - - 8
    Fundamentos e Concepções Epistemológicas da Prática Educativa no Ensino Superior - - - - - - - 40
    Metodologia do Ensino Superior: Dinâmica da Sala de Aula e Produção de Competências - - - - - - - 40
    Currículo, Interdisciplinaridade e Prática Docente no Ensino Superior - - - - - - - 24
    Experiências Didático-Pedagógicas Específicas I - - - - - - - 8
  • MÓDULO II: Relações Interpessoais e Tecnológicas
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Clima Organizacional e Relações Interpessoais no Ensino Superior - - - - - - - 24
    Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicadas ao Ensino Superior - - - - - - - 40
    A Prática da Pesquisa e da Extensão no Ensino Superior - - - - - - - 24
    Prática Docente em Ambientes EAD - - - - - - - 16
    Experiências Didático-Pedagógicas Específicas II - - - - - - - 16
  • MÓDULO III: Planejamento e Avaliação da Docência
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Direito Educacional Brasileiro e Políticas Públicas no Cotidiano das Universidades - - - - - - - 8
    Planejamentos de Projetos no Ensino Superior - - - - - - - 32
    Avaliação no Ensino Superior: Novos Instrumentos e Estratégias Institucionais - - - - - - - 32
    A Pesquisa e a Docência: Estratégias de Orientação de TCC's - - - - 24 - - 24
    Experiências Didático-Pedagógicas Específicas III - - - - - - - 24

Coordenação do Curso

Maria Celeste de Moura Andrade Coordenador Titular

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2010), onde atuou como professora junto ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em Especialização em Gestão Educacional. Possui Especialização em História Moderna e Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), e Especialização em Didática para a Modernidade pela Universidade de Franca (UNIFRAN). É Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) (2003) e se graduou em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1970). Atualmente faz parte do quadro de professores do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ), ministrando aulas nos cursos de Pedagogia, Recursos Humanos, Enfermagem, Educação Física e Direito, integrando também o Grupo de Gestão da Instituição, NDE do curso de graduação em Direito e apoio no Suporte Pedagógico.

Cursos de Extensão Online Todos os cursos

Excel 2013
Excel 2013

Compreender como se dá a operação do Excel 2013. Utilizando os recursos de Tabela Dinâmica e Análise Rápida para tratar os dados, facilitando o processo de tomada de decisões, bem...

TDAH – Um Guia para Pais e Educadores
TDAH – Um Guia para Pais e Educadores

Entenda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, suas causas e consequências na vida social e escolar de crianças, adolescentes e adultos. Saiba o que é o TDAH e...

Deveres e Direitos dos Trabalhadores
Deveres e Direitos dos Trabalhadores

O curso oferece informações sobre o trabalho na sociedade moderna, a legislação trabalhista no Brasil e os direitos dos trabalhadores. Com o Curso Online Deveres e Direitos dos Trabalhadores você...

Espanhol para iniciantes
Espanhol para iniciantes

?Tu Hablas Espanhol? Tenha acesso aos ensinamentos básicos referentes à língua espanhola e desenvolva habilidades para expressar-se de maneira correta. Aprenda noções de conversação, regras gramaticais e outras particularidades sobre...

Última atualização 03/07/2017